Danielle Deadwyler

Danielle Deadwyler (nascida em 3 de maio de 1982) é uma atriz americana. Ela começou sua carreira aparecendo nos palcos de Atlanta, inclusive na produção de For Colored Girls de 2009, e fez sua estreia nas telas no filme dramático de 2012 A Cross to Bear. Deadwyler apareceu na série do horário nobre The Haves and the Have Nots (2015–2017), na série P-Valley (2020), na minissérie Station Eleven (2021–2022) e na minissérie From Scratch (2022).

Deadwyler foi aclamada pela crítica por estrelar o filme de faroeste The Harder They Fall (2021) e a cinebiografia Till (2022). Sua interpretação de Mamie Till neste último lhe rendeu muitos elogios, ganhando o Gotham Independent Film Award por Melhor Desempenho Principal e ganhando indicações ao BAFTA Award, Critics' Choice Movie Award e ao Screen Actors Guild Award.

Deadwyler nasceu em Atlanta, Geórgia e foi criada no sudoeste de Atlanta. Ela é filha de um secretário jurídico e de uma supervisora ferroviária e tem três irmãos. Deadwyler se formou na Grady High School (agora Midtown High School) e depois no Spelman College. Ela recebeu um mestrado em estudos americanos pela Universidade Columbia e outro mestrado em redação criativa na Universidade Ashland em 2017.

Em 2021, Deadwyler desempenhou o papel de Cuffee no filme de faroeste da Netflix, The Harder They Fall. A personagem foi inspirada em Cathay Williams. O filme e sua atuação receberam críticas positivas dos críticos de cinema. Deadwyler recebeu o NAACP Image Award de Melhor Atriz Coadjuvante em Filme por sua atuação e também vários prêmios de Melhor Elenco. Mais tarde, em 2021, ela interpretou Miranda Carroll na minissérie Station Eleven. Também naquele ano, Deadwyler participou da minissérie From Scratch da Netflix, baseada nas memórias de Tembi Locke. Ela desempenhou o papel da irmã mais velha do personagem principal, recebendo críticas positivas.

Deadwyler estrelou como Mamie Till no filme biográfico Till (2022) dirigido por Chinonye Chukwu. Ela recebeu críticas positivas da crítica por sua atuação principal no filme. Manohla Dargis no The New York Times: "Com intensidade fixa e mudanças emocionais flexíveis e rápidas, Deadwyler está à altura da ocasião como Mamie, apresentando uma performance silenciosa e centralizadora que funciona em contraponto com o da história peso, sua profundidade e violência." Deadwyler recebeu o prêmio National Board of Review por desempenho inovador (compartilhado com Gabriel LaBelle por The Fabelmans) e o Gotham Independent Film Award de Melhor Performance Principal por sua atuação.

Em seguida, Deadwyler desempenhará o papel principal no thriller de ficção científica Parallel, dirigido por Kourosh Ahari, um remake do filme de mesmo nome de Lei Zheng. Ela aparecerá no filme de terror e suspense I Saw the TV Glow e no thriller de ação Carry-On para Netflix. Em março de 2023, Deadwyler foi escalada ao lado de Robert Pattinson, Amy Adams, Robert Downey Jr. e Forest Whitaker no filme de comédia Average Height, Average Build escrito e dirigido por Adam McKay. Deadwyler também estrelará The Piano Lesson, uma adaptação da peça de August Wilson.

Deadwyler tem um filho.