Daniel Craig

Daniel Wroughton Craig (Chester, 2 de março de 1968) é um ator britânico, conhecido por interpretar James Bond desde 2006.

Craig é ex-aluno da National Youth Theatre e se formou na Guildhall School of Music and Drama em Londres e começou sua carreira como ator de teatro. Sua primeiras aparições no cinema incluem os filmes Elizabeth, The Power of One e A Kid in King Arthur's Court, e na televisão nas séries Sharpe's Eagle e Zorro. Aparições em produções britânicas como Love Is the Devil: Study for a Portrait of Francis Bacon, The Trench e Some Voices atrairam a atenção da indústria, levando a papéis em produções maiores como Lara Croft: Tomb Raider, Road to Perdition, Layer Cake e Munich.

Craig alcançou a fama internacional em 2006 ao ser escolhido como o sexto ator para interpretar James Bond no cinema, sucedendo a Pierce Brosnan. A sua atuação em Casino Royale foi muito elogiada pela crítica, conseguindo uma indicação ao BAFTA de Melhor Ator, além de se tornar o filme de maior arrecadação da franquia. A sequência Quantum of Solace veio dois anos depois, seguido por Skyfall em 2012 e Spectre em 2015. Em 2020, estreia o 25° filme da franquia, No Time to Die.Craig é casado com Rachel Weisz, sua segunda esposa. Ele tem uma filha, Ella, de seu primeiro casamento com Fiona Loudon. Em 2006 ele entrou na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Desde que assumiu o papel de Bond, Craig continuou a aparecer em outros filmes, como Defiance, As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne e The Girl with the Dragon Tattoo.