Cillian Murphy

Cillian Murphy (Douglas, 25 de maio de 1976) é um ator e músico irlandês de teatro, cinema e televisão. Desde que estreou em seu país de origem no final da década de 90, Murphy também se tornou uma presença em cinemas britânicos e americanos. Ficou mais conhecido como Damien no filme The Wind That Shakes the Barley, Jim no terror apocalíptico de zumbi 28 Days Later, Espantalho na trilogia The Dark Knight, Jackson Rippner em Red Eye, Robert Capa em Sunshine, e Robert Fischer em A Origem.

Cillian ganhou maior notoriedade ao interpretar Thomas Shelby na série da BBC Peaky Blinders, um gângster mafioso que luta com os traumas da Primeira Guerra Mundial enquanto lida com conflitos pela tentativa de legalização dos negócios da família.

Pelo papel como Thomas Shelby, Cillian foi premiado diversas vezes como melhor ator e melhor performance em drama; Em 2013 pela FIPA Biarritz, 2017 e 2018 pela IFTA, e em 2020 pela National Television Awards. Por voto social, realizado pela editora de mídia LADbible, foi nomeado o maior personagem na TV de todos os tempos.