Christina Aguilera

Christina María Aguilera (Staten Island, 18 de dezembro de 1980) é uma cantora, compositora e atriz norte-americana. Referida como a "Voz da Geração", é creditada como uma das responsáveis por reavivar o teen pop no final da década de 1990 e somar sua habilidade vocal para discursar sobre temas como a sexualidade e o feminismo. Ao passo em que continuamente reinventava sua imagem, tornou-se conhecida por seus visuais extravagantes e não convencionais. Além de provocar polêmica, seus trabalhos foram elogiados pela crítica especializada, pelos quais têm sido citada como influência para diversos artistas.

Criada em Rochester, Pensilvânia, seus primeiros trabalhos aconteceram na televisão nacional, quando participou dos programas Star Search (1990) e The Mickey Mouse Club (1993–94). Após gravar a faixa "Reflection", tema do filme de animação Mulan (1998), Aguilera assinou um contrato com a RCA Records. Com o lançamento de seu disco de estreia, Christina Aguilera (1999), alcançou o sucesso internacional e colocou as canções "Genie in a Bottle", "What a Girl Wants" e "Come On Over Baby (All I Want Is You)" na liderança da Billboard Hot 100. Com o lançamento de Stripped (2002), reformulou sua música e imagem; no videoclipe de "Dirrty", causou controvérsia ao apresentar-se sexualmente, causando o rompimento de sua imagem como ídolo adolescente. Além de extrair do projeto os temas "Beautiful" e "Fighter", tornou-se a artista feminina mais bem-sucedida de 2003.

Seu quinto disco, Back to Basics (2006), foi recebido com críticas favoráveis e veio a ser o segundo material de sua carreira a estrear no topo da Billboard 200. Além disso, foi responsável por produzir as bem-sucedidas faixas "Ain't No Other Man" e "Hurt". Em 2010, fez sua estreia nos cinemas em Burlesque, o qual foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme de Comédia ou Musical. Durante esse período, fez participação nas faixas "Moves Like Jagger" (2011) e "Say Something" (2013), reconhecidas como uma das mais vendidas digitalmente no mundo. Fora de seus trabalhos na indústria fonográfica, realizou projetos na televisão atuando como treinadora na competição The Voice (2011–16) e como atriz na série Nashville (2015). Em 2019, deu início à Christina Aguilera: The Xperience, sua residência de seis etapas no Planet Hollywood Resort and Casino, em Las Vegas.

Ao longo de sua carreira, estima-se que tenha vendido cerca de 75 milhões de cópias com seus trabalhos, sendo reconhecida como uma recordista de vendas no mundo. Entre seus diversos prêmios e reconhecimentos encontram-se cinco Grammy Awards, um Grammy Latino, dois MTV Video Music Awards (VMA) e uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Além disso, foi considerada uma das maiores vocalistas da música popular através de publicações da Rolling Stone e MTV, bem como uma das pessoas mais influentes do mundo pela Time. Em 2009, foi classificada pela revista Billboard como uma das maiores artistas da década de 2000, enquanto o VH1 e o The Independent a escolheram como uma das mais influentes artistas na indústria musical.