Céline Dion

Céline Marie Claudette Dion CC OQ ( /ˈdiːɒn/; francês: [selin djɔ̃] (escutar ); Charlemagne, 30 de março de 1968) é uma cantora canadense. Dion surgiu como uma estrela adolescente no mundo francófono na década de 1980, depois que seu empresário e futuro marido, René Angélil, hipotecou sua casa para financiar o seu primeiro disco. Em 1990, ela lançou seu primeiro álbum em inglês, Unison, que a estabeleceu como uma artista comercialmente viável na América do Norte e outras áreas do mundo que tem o inglês como idioma principal.Dion ganhou reconhecimento internacional pela primeira vez em 1980. Após uma série de álbuns franceses no início dos anos 1980, ela assinou com a CBS Records em 1986. Durante a década de 1990, assinou com a Epic Records e lançou vários álbuns em língua inglesa. Além disso, deu sequência aos álbuns franceses, tornando-se uma das cantoras mais bem sucedidas da história da música popular. No entanto, em 1999, no auge de seu sucesso, Dion anunciou um hiato de entretenimento, a fim de começar uma família e passar o tempo com seu marido, que tinha sido diagnosticado com câncer. Ela retornou em 2002 e assinou um contrato de três anos (mais tarde alargado a quase cinco anos, devido ao enorme sucesso) para se apresentar todas as noites em seu próprio Coliseu no Caesars Palace, em Paradise, Nevada.A música de Celine foi influenciada por gêneros que vão do rock e R&B ao gospel e música clássica. Suas gravações são principalmente em francês e inglês, embora ela também cante em espanhol, italiano, alemão, latim, japonês e mandarim. Embora seus lançamentos dividam a opinião dos críticos, ela é conhecida por sua voz extremamente poderosa e tecnicamente perfeita. Dion deu voz à 2 canções vencedoras do prêmio Oscar que se tornaram extremamente conhecidas mundialmente, "Beauty and the Beast" e "My Heart Will Go On". Ao longo de sua carreira, Dion ganhou cinco Grammy Awards, incluindo Álbum do Ano por Falling Into You e Gravação do Ano por "My Heart Will Go On". Ela é a segunda artista feminina que mais vendeu nos Estados Unidos durante a era Nielsen SoundScan, com seus álbuns Falling Into You e Let's Talk About Love; ambos receberam a certificação diamante, mantendo um recorde como a única artista feminina com dois álbuns com vendas superiores a 30 milhões de cópias. Seus álbuns D'eux e S'il suffisait d'aimer continuam sendo os álbuns francófonos mais vendidos da história, obtendo um sucesso sem precedentes em mercados não francófonos .Ela também marcou uma série de singles que chegaram ao topo das paradas músicais ao redor do mundo,incluindo "The Power of Love", "Think Twice", "because You Loved Me", "It's All Coming Back to Me Now", "My Heart Will Go On", e "I'm Your Angel".

Em 2004, após ultrapassar 170 milhões de cópias vendidas ao redor do mundo, ela foi presenteada com o Diamond Award no World Music Awards, tornando-se uma das artistas femininas que mais vendeu de todos os tempos, superando nomes como Whitney Houston e Cher.Na cerimônia do World Music Awards de 2007, ela recebeu o Legend Award em reconhecimento ao seu "sucesso global e excelente contribuição à indústria da música". Da mesma forma, ela recebeu uma homenagem no 30º aniversário da gala ADISQ em 2008 e o prestigiado prêmio Billboard Icon no Billboard Music Awards 2016 em reconhecimento a toda a sua carreira. Foi seu filho, René-Charles, quem lhe deu o prêmio.

Dion continua sendo a artista canadense que mais vendeu na história e uma das artistas recordistas de vendas de discos, já vendeu mais de 250 milhões de álbuns em todo o mundo. Dion já recebeu inúmeros prêmios ao longo de sua carreira, fazendo dela umas das artistas mais premiadas da história da música mundial.A revista Billboard citou Dion como a "Rainha do Adulto Contemporâneo" por ter mais canções no topo da tabela Adult Contemporary Charts (11 canções nº1) , mais do que qualquer outra artista feminina num formato de rádioDion é a artista feminina que mais arrecadou com turnês, ultrapassando Madonna.Ao longo de sua carreira, Céline Dion recebeu inúmeras premiações em reconhecimento ao seu grande sucesso. Dion é reconhecida como uma lenda viva, sendo a artista viva mais premiada de todos os tempos. As premiações incluem 12 World Music Awards, 05 Grammy Awards, 07 Billboard Music Awards, 07 American Music Awards, 20 Juno Awards e 50 Félix Awards