Carrie Underwood

Carrie Marie Underwood (Muskogee, 10 de Março de 1983) é uma cantora, compositora, produtora musical e designer norte-americana, vencedora da quarta temporada do programa American Idol, em 2005. No mesmo ano, ela lançou "Inside Your Heaven”, seu single de estreia, tornando-se a única artista country na história a entrar direto em 1º lugar na parada de singles Billboard Hot 100 e a única artista country solo a emplacar uma música em 1º lugar na Hot 100 na década de 2000. Seu álbum de estreia, Some Hearts, também lançado em 2005, foi impulsionado pelo enorme sucesso crossover dos singles "Before He Cheats" e "Jesus, Take the Wheel" e tornou-se o mais vendido álbum de estreia de uma cantora na história da música country, o álbum de estreia de um artista country mais rapidamente vendido na era da Nielsen SoundScan e o álbum country mais vendido dos últimos 17 anos. Ela ganhou três prêmios Grammy pelo álbum, incluindo Artista Revelação.

Seu álbum seguinte, Carnival Ride (2007), é um dos álbuns de artista feminina que mais venderam cópias em semana de lançamento e deu à cantora dois Grammys. Play On (2009), seu terceiro álbum, foi mais um sucesso de vendas, encabeçado pelo single "Cowboy Casanova". Seu quarto álbum, Blown Away, foi o segundo mais vendido álbum de artista feminina lançado em 2012 e deu a ela um Grammy. Em 2014, sua primeira coletânea bateu recordes de venda e ganhou um Grammy. Seu quinto álbum, Storyteller (2015), fez dela a única artista country a ter todos os seus álbuns de estúdio estreando em 1º ou 2º lugar na parada de álbuns Billboard 200. Com seu sexto álbum, Cry Pretty (2018), ela se tornou a única mulher a ter quatro álbuns country em 1º lugar na Billboard 200, e o álbum foi o álbum feminino com a maior semana de vendas de 2018 e o álbum feminino mais vendido do ano.

Com mais de 70 milhões de discos vendidos mundialmente, Underwood é uma das artistas que mais venderam discos. Ela é a quinta artista feminina com mais certificações de vendas de singles digitais na história, a artista country com mais certificações de vendas de álbuns no século XXI e a mulher com mais músicas em 1º lugar na parada Country Airplay da Billboard. Seus diversos prêmios incluem oito Grammy Awards, 12 Billboard Music Awards, 17 American Music Awards, cinco recordes no Guinness Book e uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. A revista Rolling Stone descreve Underwood como "a cantora de sua geração, em qualquer gênero musical" e a revista Time já a incluiu na lista das Pessoas Mais Influentes do Mundo. A Billboard elegeu Underwood a artista country feminina nº 1 das décadas de 2000 e 2010, e Some Hearts o álbum country nº 1 da década de 2000, enquanto que a revista Pollstar afirma que Underwood já vendeu mais de 4.3 milhões de ingressos com suas turnês, sendo a oitava cantora que mais vendeu ingressos desde o começo do século XXI. A revista Forbes a declarou a vencedora do American Idol mais bem sucedida.