Brett Ratner (Miami Beach, 28 de março de 1969) é um diretor e produtor de cinema norte-americano. Dirigiu a série de filmes Hora do Rush, The Family Man, Red Dragon, X-Men: The Last Stand, Tower Heist e Hercules. É produtor de vários filmes, incluindo a série Horrible Bosses, além de produtor executivo em outros projetos, como os filmes The Revenant e War Dogs e a série de televisão Prison Break.
Ratner iniciou sua carreira dirigindo videoclipes na década de 1990, e dirigiu seu primeiro longa-metragem, Tudo por Money Talks, em 1997. No total, os filmes dirigidos por Ratner arrecadaram mais de US$ 2 bilhões de dólares nas bilheterias mundiais. Ratner é cofundador da RatPac Entertainment, uma empresa de produção cinematográfica. Em setembro de 2013, ele liderou a parceria da RatPac com a Dune Entertainment para um acordo de coprodução com a Warner Bros. que incluiu 75 filmes. A RatPac Entertainment cofinanciou 81 longas-metragens lançados nos cinemas, que ultrapassaram US$ 17 bilhões em receita de bilheteria mundial. Os filmes cofinanciados pela RatPac receberam 59 indicações ao Oscar, 25 ao Globo de Ouro e 43 ao BAFTA, e venceram 25 Oscars, 8 Globos de Ouro e 24 BAFTAs. Em janeiro de 2017, um patrocinador de Ratner pagou para que ele recebesse uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood por suas contribuições à indústria cinematográfica, localizada na 6801 Hollywood Boulevard.
Em 2017, várias mulheres de Hollywood apresentaram denúncias de assédio sexual contra Ratner. Isso resultou no cancelamento ou descarte de seus negócios e projetos de filmes prospectivos. Em dezembro de 2024, Ratner iniciou a produção de Melania, um documentário coproduzido e estrelado por Melania Trump e lançado em 30 de janeiro de 2026 pela Amazon MGM Studios. Em 25 de novembro de 2025, um quarto filme de Rush Hour estava em desenvolvimento, com Ratner retornando para dirigir.