Bing Crosby

Harry Lillis Crosby (Bing Crosby) (Tacoma, Washington, 3 de maio de 1903 — Madrid, Espanha, 14 de outubro de 1977), foi um cantor, ator, locutor, comediante, apresentador e entertainer americano com mais de meio século de carreira.

Bing Crosby foi o artista mais vendido e bem-sucedido do show business; Crosby foi líder em vendas de discos, classificações de rádio e receita bruta de filmes, um dos personagens mais importantes e influentes do século XX.

Ele foi o primeiro artista multimídia, dominando o cenário artístico (musical e cinematográfico) de 1931 a 1954.Bing está no Guiness Book como a voz humana mais gravada eletronicamente que se tem registro. O prestígio artístico de Crosby é universal e é de grande importância mencionar que foi a maior inspiração para outros grandes artistas masculinos que o seguiram, como Frank Sinatra(que o considerava o pai de sua carreira tendo esse decidido tornar-se cantor ao ver um show de Bing na Broadway em 1935 ao lado de seu pai), Perry Como, Dean Martin, John Lennon, Elvis Presley(ele foi uma de suas principais influências),Tony Bennett, Michael Bublé, para citar alguns.Bing Crosby já vendeu mais de 1 bilhão de discos em todo o mundo desde 1926 (ano de sua primeira gravação) até os dias atuais, sendo o maior vendedor de discos da história, também detém entre seus recordes a música mais vendida de todos os tempos, White Christmas ("White Christmas"), gravada em 1942 e que teve mais de 50 milhões de discos vendidos em todo o mundo (algumas fontes citam q esse número atualmente já ultrapassou a marca de 100 milhões de cópias).Bing Crosby gravou mais de 2 000 músicas ao longo de sua carreira (mais do que Elvis e Sinatra juntos), somando 409 singles e 106 álbuns, ao todo atuou em 104 filmes, foram mais de 4 000 programas de rádio gravados, 300 comerciais de TV, além do que figura entre os três artistas de maior bilheteria da história do cinema ao lado de John Wayne e Clark Gable. Segundo Tony Bennett que muito o admirava e que foi amplamente influenciado por ele, disse em uma de suas entrevistas q a popularidade de Bing nos anos 30 e 40 era tão grande q poderíamos somar as popularidades de Elvis,The Beatles e Michael Jackson juntos, sendo ele conhecido como "A Voz Da América". No Top Ten sempre havia ao menos cinco de suas músicas. Durante o período de recessão após a queda da bolsa de valores de Nova York em 1929 ele foi a viga mestra que sustentou a indústria fonográfica pois a venda de seus álbuns somava mais do q a de todos os outros artistas de sua época. Ele conseguiu cravar números que jamais foram superados por qualquer outro artista durante sua vida ou posteriormente. Em 1960 antes do aparecimento dos The Beatles ele já havia ganho um prêmio (que foi criado pra ele) por ter ultrapassado a marca de 200 milhões de discos vendidos. Nada se compara a Bing Crosby, sua obra é gigantesca e ele é a maior de todas as lendas de Hollywood possuindo três estrelas na calçada da fama por suas atuações na música, no cinema e no rádio. Sinatra por sua vez possui duas e Elvis uma. Ele foi o maior entre os maiores.

Crosby registrou 41 sucessos em 1° lugar nas paradas de sucesso, (43 se considerarmos mais duas gravações de White Christmas em períodos diferentes) mais do que os registros dos The Beatles (24) e Elvis Presley somados (18).Ele colocou 396 músicas nas paradas de sucesso, mais do que Frank Sinatra (209) e Elvis Presley juntos (149).