Barbra Streisand

Barbara Joan Streisand, (Brooklyn, Nova Iorque, 24 de abril de 1942) mais conhecida como Barbra Streisand, é uma cantora, atriz e cineasta estadunidense de origem judaica. Com uma carreira de mais de seis décadas, alcançou sucesso em vários campos do entretenimento e está entre os poucos artistas premiados com Emmy, Grammy, Óscar e Tony (EGOT).

Começou sua carreira se apresentando em casas noturnas e teatros da Broadway, no início dos anos de 1960. Após suas participações em vários programas de televisão, assinou contrato com a Columbia Records, que conseguiu contratá-la após ceder total controle sobre suas produções, sendo esse tipo de exigência notória ao longo de sua carreira. O primeiro disco, The Barbra Streisand Album, foi lançado em 1963, e premiou-a com dois prêmios Grammy. Ao longo de sua carreira musical, atingiu a posição de #1 na parada da Billboard 200, dos Estados Unidos, com 11 álbuns - um recorde para uma mulher - incluindo os álbuns People (1964), The Way We Were (1974), Guilty (1980) e The Broadway Album (1985). Também possui cinco singles em primeiro lugar na Billboard Hot 100, dos Estados Unidos - "The Way We Were", "Evergreen", "You Don't Bring Me Flowers", "No More Tears (Enough Is Enough)" e "Woman in Love".

Seguindo o sucesso na música, estabelecido na década de 1960, se aventurou no cinema no final daquela década. Estrelou o filme aclamado pela crítica Funny Girl (1968), pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Atriz. A notoriedade de seu trabalho seguiu com filmes que incluem: o musical Hello, Dolly! (1969), a comédia What's Up, Doc? (1972), e o drama romântico The Way We Were (1973). Ganhou um segundo Óscar por escrever a música tema de A Star Is Born (1976), tornando-se a primeira mulher a ser premiada como compositora. Com o lançamento de Yentl (1983), tornou-se a primeira mulher a escrever, produzir, dirigir e estrelar um filme para um grande estúdio. O filme ganhou um Oscar de Melhor Trilha Sonora e um Globo de Ouro de Melhor Filme Musical. Recebeu o Globo de Ouro de Melhor Diretor, tornando-se a primeira (e por 37 anos, a única) mulher a ganhar esse prêmio. Posteriormente, dirigiu The Prince of Tides (1991) e The Mirror Has Two Faces (1996).

Com vendas superiores a 150 milhões de discos em todo o mundo, é um dos artistas mais vendidos de todos os tempos. De acordo com a Recording Industry Association of America (RIAA), é a artista feminina com mais álbuns com certificados nos Estados Unidos, 68,5 milhões de unidades, junto com a cantora Mariah Carey. A Billboard a classificou como a maior artista feminina na parada Billboard 200 e a maior artista feminina nas charts de Adult Contemporary de todos os tempos. Seus prêmios incluem dois prêmios da Academia, dez prêmios Grammy, incluindo o Grammy Lifetime Achievement Award e o Grammy Legend Award, cinco prêmios Emmy, quatro Prêmio Peabody, a Medalha Presidencial da Liberdade e nove Globos de Ouro.