Avril Ramona Lavigne CM (Belleville, 27 de setembro de 1984) é uma cantora e compositora canadense. Ela é uma musicista fundamental na popularização da música pop-punk, abrindo caminho para a música pop com influência punk protagonizada por mulheres no início dos anos 2000. Seus prêmios incluem dez Juno Awards e oito indicações ao Grammy Awards.
Lavigne cresceu na cidade interiorana de Napanee, onde se apresentava em corais de igreja e concursos de talentos. Ela foi passando por experiências musicais, incluindo uma apresentação com Shania Twain, e aos 16 anos, assinou um contrato de gravação de dois álbuns com a Arista Records. Seu álbum de estreia, Let Go (2002), é o álbum mais vendido do século XXI por um artista canadense. O álbum produziu os grandes sucessos "Complicated" e "Sk8er Boi", que enfatizavam a personalidade do skate punk e lhe renderam os títulos de "Rainha do Pop-Punk", "Princesa do Pop-Punk" e "Matadora da Pop Adolescente" em publicações musicais. Seu segundo álbum, Under My Skin (2004), se tornou o primeiro de Lavigne a chegar ao topo da Billboard 200 nos Estados Unidos, vendendo 10 milhões de cópias em todo o mundo.
O terceiro álbum de Lavigne, The Best Damn Thing (2007), alcançou o primeiro lugar em sete países ao redor do mundo e viu o sucesso internacional de seu carro-chefe, "Girlfriend", que se tornou seu primeiro single a alcançar o topo da Billboard Hot 100. Seus dois álbuns seguintes, Goodbye Lullaby (2011) e Avril Lavigne (2013), tiveram sucesso comercial contínuo e ambos receberam o certificado de ouro no Canadá, Estados Unidos e outros territórios. Após lançar seu sexto álbum, Head Above Water (2019), ela retornou às suas raízes pop-punk com seu sétimo álbum, Love Sux (2022).
Com vendas mundiais de mais de 40 milhões de álbuns e 30 milhões de singles, Lavigne é a quarta artista feminina canadense mais bem-sucedida nesse quesito. Ela foi a primeira pessoa a atingir 100 milhões de visualizações no YouTube, com o videoclipe de "Girlfriend". Ademais, é notada por deter de grande dimensão e popularidade no continente asiático, especialmente no Japão, onde seus primeiros três álbuns de estúdio venderam cada um mais de um milhão de cópias.
Além da música, Lavigne também já se envolveu nas áreas da moda, perfumaria e cinema. Seus trabalhos mais notáveis na cinematografia foram a dublagem da personagem Heather na animação Over the Hedge e sua estreia como atriz em Fast Food Nation — ambos em 2006. A artista tem sua própria linha de roupas, Abbey Dawn, e uma instituição de caridade, The Avril Lavigne Foundation. Lavigne foi casada duas vezes: a primeira com Deryck Whibley e a segunda com Chad Kroeger.