Anne Baxter

Anne Baxter (Michigan City, 7 de maio de 1923 — Nova Iorque, 12 de dezembro de 1985) foi uma famosa atriz norte-americana e estrela de filmes de Hollywood, de produções da Broadway e de séries de televisão. Ela ganhou um Óscar e um Globo de Ouro e foi indicada para o Primetime Emmy.

Baxter era neta do arquiteto, escritor e educador norte-americano Frank Lloyd Wright. Ela estudou interpretação com Maria Ouspenskaya, atriz russa indicada ao Óscar de melhor atriz coadjuvante, que alcançou sucesso em sua juventude como uma atriz de teatro na Rússia, e mais tarde como uma atriz de cinema em Hollywood, e tinha alguma experiência de palco antes de fazer sua estreia no cinema participando do western 20 Mule Team, de 1940. Foi contratada pela a 20th Century Fox e foi emprestada a RKO Pictures para um papel em The Magnificent Ambersons, de 1942, dirigido pelo ator, diretor, escritor e produtor norte-americano, que trabalhou em teatro, rádio e cinema, Orson Welles, um dos primeiros filmes importantes dela.

Em 1947, Anne Baxter ganhou Óscar de melhor atriz coadjuvante por seu papel como Sophie MacDonald em The Razor’s Edge, de 1946. Em 1951, ela recebeu uma indicação ao Óscar de melhor atriz para o papel-título de All About Eve, de 1950. Ela trabalhou com vários dos maiores diretores de Hollywood, incluindo o diretor e produtor inglês Alfred Hitchcock no filme I Confess, de 1953; o cineasta, realizador, argumentista e produtor nascido na Áustria, mas que dividiu sua carreira entre a Alemanha e Hollywood, Friedrich Anton Christian Lang, conhecido como Fritz Lang no filme The Blue Gardenia, de 1953; e o cineasta americano, um dos 36 fundadores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Cecil Blount DeMille, mais conhecido como Cecil B. DeMille no filme The Ten Commandments, de 1956.