Alanis Morissette

Alanis Nadine Morissette (Ottawa, 1 de junho de 1974) é uma cantora, compositora, musicista e produtora musical canadense-americana. Considerada a "rainha da angústia do rock alternativo", ela se tornou um fenômeno cultural por sua voz emotiva de meio-soprano e composição confessional. Ela vendeu mais de 60 milhões de discos em todo o mundo. Seus prêmios incluem um Brit Award, sete Grammy Awards, quatorze Juno Awards e indicações para dois Golden Globe Awards e um Tony Award.

Morissette iniciou sua carreira musical no Canadá, no início da década de 1990, com dois álbuns de dance-pop, Alanis (1991) e Now Is the Time (1992). Após se mudar para Los Angeles, lançou o álbum de rock alternativo Jagged Little Pill (1995), que se tornou um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos e figurou em diversas listas de melhores álbuns da história. Ela ganhou cinco Grammy Awards pelo álbum, incluindo o prêmio de Álbum do Ano, tornando-se a vencedora mais jovem da categoria na época. Ela continuou esse sucesso com seu próximo seguinte, Supposed Former Infatuation Junkie (1998), que a viu adotar um som experimental e era muito aguardado. Naquele mesmo ano, seu single "Uninvited" para City of Angels ganhou dois Grammy Awards e foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Canção Original.

A partir de 2002, Morissette assumiu maior controle criativo e responsabilidades de produção como produtora exclusiva de seu quinto álbum, Under Rug Swept, que lhe rendeu o Juno Award de Produtora do Ano. Sua canção "Wunderkind" (2005), para The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe, lhe garantiu uma segunda indicação ao Globo de Ouro de Melhor Canção Original. Ela deu continuidade à sua carreira com os álbuns So-Called Chaos (2004), Flavors of Entanglement (2008), Havoc and Bright Lights (2012), Such Pretty Forks in the Road (2020) e The Storm Before the Calm (2022).

Morissette detém o recorde de maior número de canções que lideraram a parada semanal Billboard Alternative Songs entre artistas solo femininas, líderes de grupos ou integrantes de duplas. Seus três primeiros álbuns de estúdio lançados internacionalmente alcançaram o topo da parada Billboard 200, e seus quatro álbuns seguintes ficaram entre os 20 primeiros. Seus singles "You Oughta Know", "Hand in My Pocket", "Ironic", "You Learn", "Head Over Feet", "Uninvited", "Thank U" e "Hands Clean" alcançaram o top 40 nas principais paradas musicais ao redor do mundo. A VH1 a classificou como a 53ª melhor mulher do rock and roll. Em 2005, ela foi incluída na Calçada da Fama do Canadá.