FILMES NO CINEMA

Os segredos da abertura repaginada de "Game of Thrones"

Publicado em 16/04/19 11:00

Para quem assistiu à estreia da oitava temporada de "Game of Thrones", ontem, uma grande mudança surgiu logo de cara: a abertura da série ganhou uma repaginada e ficou ainda mais impressionante.

Com a ação em Westeros agora praticamente confinada a Winterfell e Porto Real, a tradicional introdução da série ficou praticamente confinada aos dois lugares - mas os retratou em um nível de detalhes nunca antes visto.

Para isso, o time responsável pela abertura recebeu carta-branca dos criadores da série, David Benioff e D.B. Weiss. "Eles disseram: 'todas as coisas que vocês queriam fazer, façam'. Foram sete anos de ideias que começaram a ganhar forma", contou ao site Buzzfeed News Kirk Shintani, diretor de arte de Elastic Productions, o estúdio responsável pela abertura.

"Queríamos explorar a ideia de que há mais sob a superfície do que nas últimas temporadas", completou Angus Wall, diretor criativo do estúdio. E a abertura foi literalmente para debaixo da superfície, retratando em detalhes a cripta de Winterfell e o Trono de Ferro.

Confira abaixo as principais mudanças da abertura:

O astrolábio

Pode ter passado despercebido, mas o astrolábio da abertura retratava, em seus aros, três momentos históricos do universo criado por George R. R. Martin: a queda de Valíria, a Batalha do Tridente (que concluiu a rebelião de Robert contra os Targaryen) e a ascensão da casa Baratheon ao Trono de Ferro.

Agora, porém, eles foram substituídos por momentos que já presenciamos na série, exibidos do mais recente ao mais antigo: a queda da Muralha, o Casamento Vermelho e o nascimento dos dragões de Daenerys.

Imagem: Reprodução

Imagem: Reprodução

Imagem: Reprodução

A Muralha e o exército dos mortos

Agora, os créditos começam na parte derrubada da Muralha, com peças que se movem e se tornam azuis para representar o avanço do exército dos mortos em direção a Winterfell. "Com os White Walkers caminhando para o sul, fazia sentido começar ao norte da Muralha", explicou Wall.

Imagem: Reprodução

A Última Lareira

Em meio ao destaque dado a Winterfell e Porto Real, houve espaço para um novo local ser representado brevemente: a Última Lareira, lar da casa Umber e primeiro lugar dos Sete Reinos a ser atacado pelo Rei da Noite. Foi lá, vale lembrar, que o grande vilão da série deixou um recado sinistro, pendurando o pequeno lorde Umber na parede no meio de uma espiral de membros decepados.

Aliás, há um detalhe interessante: a Última Lareira está sobre um morro que tem formato justamente de espiral. Será que isso significa algo? Provavelmente, já que os criadores de "GoT" não dão ponto sem nó.

Imagem: Reprodução

Winterfell por dentro

O castelo dos Starks foi retratado com um nível de detalhe impressionante, em uma sequência que mostra a cripta e o grande salão.

Imagem: Reprodução

O Trono

A abertura termina em Porto Real, onde aparece o tão cobiçado Trono de Ferro. "A série inteira se movimentou em direção ao Trono de Ferro, então fazia sentido acabar ali".

Imagem: Reprodução

Fonte: UOL Cinemas // Beatriz Amendola

Veja também