FILMES NO CINEMA

Natalie Portman recusou viver Lolita: “Já fui sexualizada demais”

Publicado em 17/04/25 22:00

Em uma entrevista para Jenna Ortega para a Interview, Natalie Portman relembrou sobre como ela fez para separar a si mesma de sua imagem profissional, e como foi bastante sexualizada desde a sua estreia na atuação, aos 11 anos. 

"Acho que existe uma compreensão pública de mim que é diferente de quem eu sou", disse ela a Jenna Ortega. "Já falei um pouco sobre isso antes — sobre como, quando criança, eu era muito sexualizada, o que acho que acontece com muitas garotas que aparecem nas telas. Eu sentia muito medo disso. Obviamente, a sexualidade é uma parte importante de ser criança, mas eu queria que ela estivesse dentro de mim, não direcionada a mim. E eu sentia que minha maneira de me proteger era dizer: ‘Sou muito séria. Sou muito estudiosa. Sou inteligente, e esse não é o tipo de garota que você ataca.’"

Natalie Portman procura A Fonte da Juventude em trailer da aventura; veja O Brutalista | Natalie Portman elogia filme e critica franquias

Portman continuou: "Eu pensava: se eu criar essa imagem de mim mesma, vou ficar em paz. Não deveria ser assim, mas funcionou. Mas acho que essa é a desconexão entre eu ser estúpida e boba na vida real e as pessoas acharem que sou uma pessoa muito séria e que gosta de livros. Não sou uma pessoa particularmente reservada na vida real — vou te contar qualquer coisa —, mas em público, ficou muito claro desde o início que, se você contar às pessoas o quão reservada você é, sua privacidade será muito mais respeitada. Criei uma espécie de barreira para dizer: ‘Não vou fazer ensaios fotográficos com meus filhos.’"

Apple TV+ por R$9,90/mês pelos primeiros 3 meses

Como adolescente, Portman participou de filmes como Star Wars: Episódio - A Ameaça Fantasma, O Profissional, Marte Ataca!, Em Qualquer Outro Lugar Onde Mora o Coração. Depois disso, ela deu uma pausa na carreira para voltar a atuar entre 1999 e 2003, quando foi estudar na Universidade de Harvard. 

CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico!

Após o papel em O Profissional, ela recusou participar de Lolita, do diretor Adrian Lyne, que foi estrelado por Dominique Swain. "Encontrei-me com o diretor, mas imediatamente disse a ele que não faria esse filme de jeito nenhum", disse Portman ao Los Angeles Times em 1996. "O filme do livro de Kubrick é ótimo porque nada é realmente mostrado, mas este será explícito. Ele me disse que usariam dublês, mas eu disse que as pessoas ainda pensariam que sou eu, então não, obrigado."

load_js();

Fonte: Omelete // Igor Pontes

Veja também