A Organização de Promoção da Indústria Visual e Comissão de Cinema do Japão revelou nesta quarta-feira (10), que o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do país está expandindo o seu incentivo para produções de cinema e TV durante o ano fiscal de 2026.
Segundo o comunicado, o país está expandindo os benefícios para atrair mais produções internacionais para o Japão. A mudança mais significativa no programa é a introdução de subsídios plurianuais, permitindo que os projetos recebam apoio por até dois anos. Isso representa uma ruptura com os requisitos rígidos de cronograma para relatórios de despesas do sistema anterior.
Omelete Recomenda
window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({
mode: 'alternating-thumbnails-a',
container: 'taboola-below-article-thumbnails-inread',
placement: 'Below Article Thumbnails New',
target_type: 'mix'
});
Continua depois da Publicidade
Anteriormente, apenas despesas declaradas até o final de janeiro do ano seguinte à decisão de concessão da subvenção tinham direito a reembolso. Um projeto com duração de um ano, no ano fiscal vigente, deveria ter sido feito entre 27 de março de 2025 e 31 de janeiro de 2026.
O programa atualizado permite que despesas que abrangem vários anos fiscais e também aceita cronogramas de projetos que ultrapassam o limite do ano fiscal japonês. O novo modelo deve começar a valer a partir da primavera no hemisfério norte em 2026.
Desde a criação do programa em 2023, o projeto já apoiou 18 filmes e projetos de televisão até o fim de 2025. Algumas produções notáveis contam com Coração de Lutador, estrelado por Dwayne Johnson e dirigido por Benny Safdie. Outro nome que também se benificou do incentivo foi Família de Aluguel, estrelado por Brendan Fraser.
Em produções de TV, o programa apoiou a segunda temporada de Drops of God, série vencedora do Emmy Internacional e é uma produção franco-japonesa, baseada em um mangá de mesmo nome.
Fonte: Omelete // Igor Pontes