FILMES NO CINEMA

Morre James Foley, diretor de 50 Tons e O Sucesso a Qualquer Preço, aos 71

Publicado em 08/05/25 18:00

O cineasta James Foley, mais conhecido por dirigir O Sucesso a Qualquer Preço (1992) e os dois últimos filmes da franquia Cinquenta Tons de Cinza (Tons Mais Escuros, de 2017; e Tons de Liberdade, de 2018), morreu aos 71 anos de idade.

A notícia foi confirmada por um representante de Foley ao THR, citando que o cineasta lutava há anos contra uma forma agressiva de câncer cerebral.

Foley, nascido e criado em Nova York (EUA), estreou na direção com o pouco visto Jovens Sem Rumo (1984), que acompanhava umr omance adolescente intenso entre os jovens Daryl HannahAidan Quinn. Foi o bastante para chamar a atenção de Madonna, com quem o diretor estabeleceria uma produtiva parceria.

São de Foley os clipes marcantes e sensuais de "Dress You Up", "Live to Tell", "Papa Don't Preach", "True Blue", "Who's That Girl" e "The Book of Love". E também foi ele que dirigiu Madonna em um de seus primeiros filmes como atriz, a comédia Quem é Essa Garota? (1987).

Junto com o thriller criminal Caminhos Violentos (1986), estrelado por Sean Penn, a colaboração com Madonna carimbou o passaporte de Foley de volta para o primeiro time de diretores de Hollywood. O suspense erótico Dominados Pelo Desejo (1990), assim como uma breve colaboração com David Lynch para um episódio da segunda temporada de Twin Peaks (1991).

No entanto, foi só ao trabalhar com o roteiro antológico de David Mamet sobre agentes imobiliários obcecados pelo dinheiro, intitulado O Sucesso a Qualquer Preço, que Foley fez seu nome na história do cinema. Al Pacino foi indicado ao Oscar pelo filme, e voltou a colaborar com o diretor no melodrama Um Dia Para Relembrar (1995).

Seguiram-se o terror Medo (1996) - com Mark WahlbergReese Witherspoon; o drama de advogados O Segredo (1996), inspirado num livro de John Grisham, com Chris O'Donnell Gene Hackman; o filme de ação O Corruptor (1999), com Chow Yun-Fat e Wahlberg; a comédia de vigaristas Confidence - O Golpe Perfeito (2003), com Dustin HoffmanRachel Weisz; e o suspense A Estranha Perfeita (2007), com Halle BerryBruce Willis.

Depois disso, Foley recorreu à televisão, assinando 12 episódios de House of Cards (2013-2015), um de Hannibal (2013), um de Wayward Pines (2015) e dois de Billions (2016). O seu retorno à tela grande veio com Cinquenta Tons Mais Escuros Cinquenta Tons de Liberdade, completando a trilogia erótica baseada nos livros de E.L. James após a diretora do primeiro filme, Sam Taylor-Johnson, recusar o trabalho.

Foley nunca foi casado, mas deixa um irmão (Kevin), duas irmãs (Eileen e Jo Ann) e um sobrinho (Quinn). Ele também deixa um trabalho inédito, na minissérie Reagan & Gorbachevestrelada por Christoph WaltzMichael Douglas, que está em produção desde 2020 pela Paramount Television.

Fonte: Omelete // Caio Coletti

Veja também