FILMES NO CINEMA

Hamilton não será elegível para o Oscar 2021; entenda

Publicado em 07/07/20 18:00

Para a tristeza dos fãs, Hamilton não será elegível para o Oscar 2021 de acordo com a Vulture. A estreia do musical no streaming Disney+ fez com que seus fãs especulassem sobre a chance de a produção ser incluída na seleta lista de indicados à premiação. O raciocínio leva em conta alguns fatores em relação à produção criada, escrita e estrelada por Lin-Manuel Miranda.

Em primeiro lugar, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou uma flexibilização nas regras da premiação, que passará a considerar filmes lançados diretamente nas plataformas digitais por causa da pandemia do Coronavírus. Além disso, a premiação já deu uma indicação de Melhor Ator a James Whitmore por conta de uma versão filmada da peça Give ‘Em Hell, Harry em 1976. Acontece que em 1997 a Academia atualizou as regras do Oscar e tornou filmagens inelegíveis para a premiação. Sendo assim, Hamilton se torna inelegível não por ter estreado em streaming, mas por se tratar de uma filmagem de uma apresentação teatral.

Hamilton acompanha a história de Alexander Hamilton, um dos pais fundadores dos Estados Unidos - porém conduzido inteiramente com rap e hip-hop. Isso fez com que o musical se tornasse um fenômeno midiático, que não só lançou Lin-Manuel Miranda ao estrelato, como ator e compositor, mas também rendeu inúmeras referências na cultura pop, de BoJack Horseman à Entre Facas e SegredosHamilton venceu 11 Tony Awards, o Oscar do teatro, e também um Pullitzer.

A gravação conta com todo o elenco original da Broadway, que conta com nomes como Anthony Ramos (E Um Bairro de Nova York), Daveed Diggs (Black-ishUnbreakable Kimmy Schmidt), Renée Elise Goldsberry (Altered Carbon), e mais. Acontece que a filmagem foi feita em 2016, no teatro Richard Rodgers, em Nova York. 

Hamilton já está disponível no streaming Disney+ nos Estados Unidos. A expectativa é que o streaming chegue ao Brasil ainda neste ano, mas nenhuma data foi definida até o momento. Então, apesar do adiantamento, o público brasileiro pode ter que esperar um pouco mais para assistir ao musical.

Fonte: Omelete // Gabriel Avila

Veja também