Google recua em disputa judicial com Disney por uso de IA
Publicado em 10/02/26 12:00
Após uma curta disputa, o Google está recuando no processo da Disney relacionado ao uso de Inteligência Artificial. O processo havia sido aberto em janeiro deste ano.
Disney+ | Assine o Streaming de Marvel, Pixar, ESPN e maisEm dezembro, a Disney enviou uma notificação extrajudicial ao Google, alegando que os produtos de IA da empresa estavam se comportando como uma "máquina de venda automática virtual" para as propriedades intelectuais da Disney. Dois meses depois, o Deadline revela que as ferramentas do Google, incluindo Gemini e Nano Banana, agora estão rejeitando solicitações de imagens que contenham personagens da Disney.
Tudo começou quando diversos usuários das IAs do Google passaram a usar as ferramentas para gerar imagens de personagens da Disney, como heróis das franquias Marvel e Star Wars. Agora, estas solicitações foram bloqueadas pelos modelos de IA do Google. A mensagem de recusa diz: “Não consigo gerar a imagem solicitada neste momento devido a preocupações de fornecedores de conteúdo terceirizados. Edite sua solicitação e tente novamente.”
Paramount+ | Garanta sua assinatura do streaming aquiEm dezembro, o advogado da Disney, David Singer, escreveu uma carta de 32 páginas ao Google, detalhando as maneiras pelas quais ferramentas como Veo, Nano Banana e Gemini estavam "infringindo os direitos autorais da Disney em larga escala". O levantamento continha vários exemplos, com imagens incorporadas, explicando como simples instruções de texto resultavam em renderizações sofisticadas de personagens da Disney, incluindo Darth Vader e Homem de Ferro.
Até o momento, nenhuma das empresas se manifestou publicamente sobre o caso. Caso haja uma decisão judicial para além da recua do Google, é provável que a notícia se torne um paradigma para a geração de imagens a partir do uso de IA.
Fonte: Omelete // Matheus Fiore