FILMES NO CINEMA

Destino da Viúva Negra em "Ultimato" foi decidido pelo time de efeitos especiais

Publicado em 07/05/19 05:00

Atenção: Este texto contém spoilers de Vingadores: Ultimato". Não leia se não quiser saber

Em um roteiro minucioso como o de "Vingadores: Ultimato", amarrando toda uma saga de mais de duas dezenas de filmes, é curioso que uma das cenas mais importantes para seu desenrolar tenha sido uma ideia do time de efeitos especiais. Foi isso que aconteceu com o polêmico fim para Natasha, a Viúva Negra, interpretada por Scarlett Johansson.

Os diretores e roteiristas do filme deram entrevistas à imprensa norte-americana, dando detalhes de como desenvolveram o arco da Viúva Negra. E admitiram que foi inicialmente o sacrifício não era dela.

Viúva Negra com olhar de tristeza em "Ultimato" Imagem: Reprodução

Clint flertou com a morte

Uma das revelações dos roteiristas Christopher Markus e Stephen McFeely, em entrevista ao "The New York Times", é que Clint, o Gavião Arqueiro, era o favorito para morrer naquela cena. Questionados se havia essa possibilidade, McFeely confirmou:

"Tinha sim, com certeza. Foi Jen Underdahl, nossa produtora de efeitos visuais, quem leu um rascunho em que o Gavião Arqueiro morria. E disse: 'Não tirem isso dela'. Eu, na verdade, fiquei emocionado de pensar nisso".

Markus acrescentou. "É verdade. O roteiro estava tirando essa possibilidade dela se sacrificar por um bem maior. Seria melodramático deixá-lo morrer e não voltar à sua família. Era mais correto e apropriado que ela fizesse isso".

Dizer adeus

Os roteiristas ainda explicaram que fazia sentido, para eles, que ela morresse se conseguisse o objetivo de reunir o restante dos Vingadores. "Ela vem de um passado abusivo, terrível e controlado, então, quando chega a Vormir e tem a chance de trazer essa família de volta, é uma troca que está disposta a fazer", afirma McFeely.

Ao "Los Angeles Times", eles reiteraram esta visão, citando que Natasha surgiu como uma espiã e uma assassina fria, uma personagem sombria. Mas que ela queria limpar o sangue de suas mãos. "Não deixá-la fazer isso seria um desserviço a ela como heroína", afirmou Markus.

Para os roteiristas, um problema era que não haveria muito tempo para despedidas. Markus explica "Tony [Stark] tem um funeral. Natasha, não. Isso em parte é porque Tony é uma figura pública e ela é mais enigmática. Não seria muito honesto dar a ela um funeral. A grande questão foi levantada por Thor. 'Temos as Joias do Infinito. Por que não a trazemos de volta?'".

McFeely explica que era uma troca que não podia ser feita. "Se eles a trouxessem de volta, perderiam a Joia".

Viuva Negra e Gavião Arqueiro no "Vingadores" de 2012 Imagem: Reprodução

Pergunta fundamental

Os irmão Anthony e Joe Russo afirmaram ao "Entertainment Weekly" que a decisão tem tudo a ver com o que o filme busca, no seu nível mais básico.

"O tema do filme é: você pode mudar seu destino? E qual é o custo disso? É algo que ressoa nos Vingadores. Em 'Guerra Infinita', eles dizem que não fazem trocas valendo vidas. Mas, em 'Ultimato', há um desejo de se sacrificar em nome de um objetivo", explica Joe, que reitera que ela não desperdiçou sua vida, apenas colocou Clint e o universo acima dela.

"É uma das cenas mais tristes do filme, para mim, colocá-los nessa 'escolha de Sofia': morrer ou deixar um amigo morrer?", completou o diretor.

Futuro da Viúva

Apesar de ter morrido em "Ultimato", há um futuro para Viúva Negra. Um filme solo da personagem faz parte dos planos da Marvel, ainda sem data de lançamento. Segundo a "EW", a direção deve ser de Cate Shortland. Rachel Weisz e David Harbour são cotados para o elenco, mas os detalhes não são oficiais.

A expectativa é de que a história se passe antes dos últimos filmes, revelando detalhes de seu passado, ou, com a abertura do universo Marvel ao multiverso, até que se trate de uma versão da Viúva que virá de outra dimensão.

Fonte: UOL Cinemas // Maurício Dehò

Veja também