FILMES NO CINEMA

Alec Baldwin diz não ter puxado o gatilho da arma no set de Rust

Publicado em 01/12/21 18:00

Alec Baldwin diz não ter puxado o gatilho da arma que matou a diretora de fotografia, Halyna Hutchins, no set do filme Rust. O ator, que segurava a arma que feriu também o diretor Joel Souza, falou sobre o incidente em uma entrevista com o jornalista George Stephanopoulos

O especial ainda não foi ao ar - e será lançado amanhã, dia 2 - mas o comercial já revela cenas com o ator, e em uma ele responde à indagação de Stephanopoulos de que o tiro não estava no roteiro: "não estava no roteiro, para o gatilho ser puxado", questiona. O ator então responde que o gatilho não chegou a ser puxado: "eu não puxei o gatilho". Ele complementa: "eu nunca apontaria uma arma para alguém e puxaria o gatilho. Nunca". Confira:

Segundo disse o xerife Adan Mendoza, um "projétil de chumbo" foi recuperado do ombro do diretor de Rust, aparentemente, da mesma bala que matou Hutchins. De acordo com a investigação realizada, o cartucho da arma utilizada por Baldwin contava tanto com balas vivas, como mortas. Isso significa que parte da munição ainda era utilizável para o disparo.

Recentemente, o primeiro assistente de direção em RustDave Halls, admitiu que não verificou todas as munições da arma. Segundo o LA Times, foi confirmado que Halls quebrou os protocolos de segurança, e não verificou todas as munições disponíveis na arma antes de repassá-la para Baldwin. 

Geralmente, uma arma de hélico, e seus disparos, passam por várias inspeções como parte dos regulamentos de segurança no local para garantir que está carregada — ou não — com munição real.

Nicolas Cage pediu demissão de armeira de Rust Irmã de Brandon Lee comenta acidente com arma disparada por Alec Baldwin em set 

Hutchins morreu após ser atingida por um fragmento disparado pelo artista Alec Baldwin durante as filmagens do Velho Oeste. No incidente, o diretor do filme, Joel Souza, também foi atingido, mas sobreviveu.

Hutchins se formou no Instituto de Cinema Americano em 2015 e havia trabalhado em diversos curta-metragens antes de assumir uma posição em Archenemy (2020), com Joe Manganiello. Em 2019, ela foi considerada uma "estrela em ascensão" pela revista American Cinematographer.

Fonte: Omelete // Julia Sabbaga

Veja também