Wong Kar-Wai

Wong Kar-wai (em chinês: 王家衛 (chinês tradicional) /王家卫 (chinês simplificado); romaniz.: Wáng Jiā-wèi (pinyin)/ Wong⁴ Gaa¹-wai⁶ (jyutping)) (Xangai, 17 de julho de 1958) é um cineasta chinês radicado em Hong Kong. Seus filmes são caracterizados por narrativas não lineares, música atmosférica e cinematografia vívida com cores ousadas e saturadas. Uma figura fundamental do cinema de Hong Kong, Wong é considerado um auteur contemporâneo e foi classificado em terceiro lugar na pesquisa de 2002 da Sight and Sound sobre os maiores cineastas dos 25 anos anteriores. Seus filmes aparecem frequentemente em listas de melhores obras, tanto nacional quanto internacionalmente.

Nascido em Xangai, Wong emigrou para Hong Kong ainda criança com sua família. Ele iniciou sua carreira como roteirista de séries de televisão antes de fazer a transição para a direção com sua estreia, o drama criminal Conflito Mortal/Ao Sabor da Ambição (1988). O filme teve um sucesso razoável em Hong Kong, mas Wong se afastou da tendência contemporânea de filmes policiais e filmes de ação para embarcar em um cinema mais pessoal. Dias Selvagens/Days of Being Wild (1990), sua primeira aventura nessa direção, não teve bom desempenho de bilheteria, mas recebeu aclamação da crítica e ganhou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Diretor no Prêmio Cinematográfico de Hong Kong (HKFA) de 1991. Seu filme seguinte, Cinzas do Passado/Cinzas do Tempo (1994), teve uma recepção mista devido ao seu enredo vago e abordagem atípica do gênero wuxia.

Exausto pelas filmagens demoradas e pós-produção de Cinzas do Passado/Cinzas do Tempo, Wong dirigiu Amores Expressos/Chungking Express (1994), um filme menor que ele esperava que reacendesse seu amor pelo cinema durante um período sabático de dois meses, enquanto aguardava a chegada de equipamentos de pós-produção de Cinzas. O filme, com sua atmosfera mais leve, catapultou Wong à proeminência internacional e ganhou Melhor Filme e Melhor Diretor no HKFA de 1995. Wong seguiu com o suspense criminal Anjos Caídos em 1995. Embora tenha sido recebido com frieza inicialmente pelos críticos, a obra passou a ser considerada um clássico cult da era de ouro do cinema de Hong Kong e especialmente representativo do estilo de Wong. Wong consolidou sua reputação mundial com o drama de 1997 Felizes Juntos, pelo qual ganhou o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cinema de Cannes de 1997.

O drama de 2000 Amor à Flor da Pele/Disponível para Amar, reverenciado por seus visuais exuberantes e narrativa sutil, estabeleceu concretamente o estilo cinematográfico característico de Wong. Entre suas outras obras estão 2046 (2004) e O Grande Mestre (2013), ambos os quais receberam prêmios e indicações em todo o mundo.