Wanessa Camargo

Wanessa Godói Camargo (Goiânia, 28 de dezembro de 1982) é uma cantora, compositora e personalidade de televisão brasileira. Alcançou o estrelato no início da década de 2000, quando assinou um contrato com a BMG e lançou os álbuns homônimos Wanessa Camargo (2000), Wanessa Camargo (2001) e Wanessa Camargo (2002), que foram certificados com ouro pela Pro-Música Brasil, e produziram singles como "O Amor Não Deixa", "Eu Quero Ser o Seu Amor" e "Sem Querer", respectivamente. Em 2004, ela lançou seu primeiro álbum ao vivo, Transparente Ao Vivo. Entre 2002 e 2004, foi uma das apresentadoras do programa Jovens Tardes, da TV Globo.

Após ganhar reconhecimento como um ídolo adolescente no início da carreira, Camargo adotou uma imagem mais madura e teve maior participação na concepção de seu quarto álbum de estúdio, W (2005), que gerou os singles "Amor, Amor" e "Não Resisto a Nós Dois". Seu quinto álbum de estúdio, Total (2007), incorporou uma maior variedade de gêneros musicais e produziu "Não tô pronta pra Perdoar" e "Me Abrace". Camargo incluiu influências do pop e do R&B em Meu Momento (2009), que produziu seu primeiro single em inglês, uma colaboração com o rapper Ja Rule intitulada "Fly", que conquistou o primeiro lugar nas rádios do Brasil.

Em 2010, Camargo decidiu se dedicar à música eletrônica, lançando o extended play (EP) Você não Perde por Esperar. Ela colaborou com o produtor Mister Jam em seu sétimo álbum de estúdio, DNA (2011), composto por canções em inglês, influenciadas pela música dance eletrônica. O projeto ainda gerou seu segundo álbum ao vivo, DNA Tour (2013). Durante esse período, Camargo se apresentava em boates destinadas ao público LGBT, o que fez ela afirmar-se ainda mais como um ícone gay. No entanto, Camargo demonstrou interesse em voltar ao seu repertório em português com baladas românticas. Seu oitavo álbum de estúdio, 33, foi lançado em 2016 sob críticas negativas devido ao apelo à música sertaneja, porém, gerou seu single mais bem-sucedido na parada Hot 100 Airplay, da Billboard Brasil, "Coração Embriagado". Posteriormente, ela demonstrou descontentamento com o novo rumo que sua carreira tomou e retornou a seu repertório pop com o lançamento de singles como "Mulher Gato" e "Loko!" (2018), bem como de seu nono álbum de estúdio, Universo Invertido (2020).

Durante sua carreira, ela vendeu dois milhões de álbuns e recebeu um Prêmio Multishow de Música Brasileira, um DJ Sound Awards, um Meus Prêmios Nick, um Troféu Internet e quatro Prêmio Jovem Brasileiro, além de ter sido indicada ao MTV Video Music Brasil e Troféu Imprensa e condecorada com um diploma de honra ao mérito pela Ordem dos Músicos do Brasil, em 2011.