Wagner Moura

Wagner Maniçoba de Moura (Salvador, 27 de junho de 1976) é um ator, diretor, roteirista, produtor e músico brasileiro. Reconhecido nacionalmente e reverenciado internacionalmente por suas performances em filmes e séries, é considerado pela crítica como um dos principais nomes do cenário artístico brasileiro atual.

Começou fazendo teatro em Salvador, onde trabalhou com diretores consagrados, a exemplo de Fernando Guerreiro e Celso Júnior, e logo teve algumas participações em filmes. Em 2003, estrelou em Deus é Brasileiro e O Caminho das Nuvens, além de ter tido papel de destaque em Carandiru, o que o propulsionou para o cenário principal do cinema brasileiro. Seguiu estrelando em longas-metragens nacionais, incluindo os sucessos de bilheteria Tropa de Elite e Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora É Outro, com o famoso personagem Capitão Nascimento. Em 2007, foi o antagonista da novela Paraíso Tropical, sendo elogiado por sua atuação tanto pelo público quanto pela crítica.

Em 2013 integrou o elenco do longa-metragem de ficção científica estadunidense Elysium, contracenando com Matt Damon e Jodie Foster. O filme marcou a estreia internacional do ator brasileiro, que por esse trabalho recebeu elogios dos críticos. Em 2015, passou a estrelar na série Narcos, interpretando o narcotraficante Pablo Escobar, papel pelo qual foi indicado a diversos prêmios, incluindo o Globo de Ouro.

Com carreira internacional consolidada, é parte do movimento que busca representatividade positiva para latinos em Hollywood e fuga dos estereótipos, e assim trabalha como ator e produtor fora do Brasil.