Wagner Maniçoba de Moura (Salvador, 27 de junho de 1976) é um ator, diretor, roteirista, produtor e músico brasileiro. Reconhecido por suas atuações em filmes e séries nacionais e internacionais, é um dos atores brasileiros mais conhecidos fora do país.
Começou fazendo teatro em Salvador, onde trabalhou com diretores como Fernando Guerreiro, e logo teve algumas participações em filmes. Em 2003, estrelou em Deus é Brasileiro e O Caminho das Nuvens, além de ter tido papel de destaque em Carandiru, o que o propulsionou para o cenário principal do cinema brasileiro. Seguiu estrelando em longas-metragens nacionais, incluindo os sucessos de bilheteria Tropa de Elite e Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora É Outro, com o personagem Capitão Nascimento. Em 2007, foi o antagonista da novela Paraíso Tropical, sendo elogiado por sua atuação tanto pelo público quanto pela crítica.
Em 2013, integrou o elenco do longa-metragem de ficção científica estadunidense Elysium, marcando sua estreia internacional; por seu trabalho, recebeu elogios dos críticos. Em 2015, passou a estrelar na série Narcos, interpretando o narcotraficante Pablo Escobar, papel pelo qual foi indicado a diversos prêmios, incluindo o Globo de Ouro. Em 2025, por sua interpretação em O Agente Secreto, tornou-se o primeiro ator sul-americano a ganhar o prêmio de Melhor Ator do Festival de Cannes e os prêmios New York Film Critics Circle Awards e Festival Internacional de Cinema de Chicago de melhor ator principal, além de indicações ao Critics Choice Awards, Gotham Awards, The Astra Awards e ao Oscar na mesma categoria. Também é o primeiro ator brasileiro a vencer o Globo de Ouro de Melhor Ator em Drama em 2026.
Com carreira internacional consolidada, é parte do movimento que busca representatividade positiva para latinos em Hollywood e fuga dos estereótipos, e assim trabalha como ator e produtor fora do Brasil.