Thaíde

Altair Gonçalves (São Paulo, 5 de novembro de 1967) é um rapper, compositor, produtor, apresentador, dançarino e ator brasileiro. Expoente do hip hop no Brasil, o artista é mais reconhecido pelo seu nome artístico, Thaíde. Natural da Vila Missionária, da periferia da Zona Sul de São Paulo, começou sua carreira na cultura hip hop nos anos 80. Alcançando maior notoriedade na década de 90, a partir da parceira com o paulistano DJ Hum. Assim começou a dupla Thaíde & DJ Hum. Thaíde faz parte da velha escola do hip hop nacional em um período em que a dança era porta de entrada para o movimento.

Conheceu Nelson Triunfo, considerado um dos pioneiros do break no Brasil junto com b-boys que se apresentavam na Rua 24 de Maio, região da capital de São Paulo. Logo, influenciado por essa nova cultura vinda de Nova York, fortemente influenciado pela soul music, começou a dançar entre 1983 e 1984. O break foi decisivo para seu desenvolvimento, e nele auxiliou na fundação das crews (equipes) Panteras Negras, Dragon Breakers e Back Spin (esta última, ativa até hoje), cujas apresentações ocorriam na Rua 24 de Maio e Estação São Bento.

Ao lado de seu ex-parceiro DJ Hum, formou a dupla Thaíde & Dj Hum foi um dos primeiros artistas de rap do país a se destacar no cenário nacional. Foram ainda os primeiros artistas nacionais a gravar uma faixa de gênero rap. O término da parceria constitui temática ainda pouco explorada, na concepção do rapper Thaíde que comentou em entrevista sobre livro lançado quando indagado ao respeito disse que talvez coubesse numa biografia. Ao lado de nomes como Sharilayne e Mc Jack, saiu em 1988 na coletânea "Hip-Hop Cultura de Rua" — ganhando projeção nacional com "Corpo Fechado".

Ganhou notoriedade com faixas como "A Noite", "Afro brasileiro", "Apresento meu Amigo" "Senhor Tempo Bom", que virá a ser uma de suas canções mais conhecidas. Hoje, ao lado dos Racionais MCs, é considerado um dos principais nomes do rap brasileiro.

Posteriormente, substituiu KL Jay, tornando-se no ano 2000, apresentador no programa Yo! MTV Raps, emissora da MTV Brasil, voltado ao rap e à black music. Apresentou em 2009, na TV Cultura, o programa Manos e Minas.Em abril de 2009 assumiu o comando do programa Manos e Minas, da TV Cultura, saindo do programa um ano depois. Em 2007 fez uma participação especial no filme e seriado Antônia na Rede Globo, com o personagem Marcelo Diamante. Ao ser questionado sobre a sua relação com a televisão, o artista deixa claro que sempre almejou explorar seu potencial em diversas áreas. Também fez rápida aparição em Caixa Dois e Dois Coelhos. Assinou contrato com a TV Bandeirantes em 2010 para apresentar o programa A Liga junto com Cazé Peçanha, Mariana Weickert e Mel Fronckowiak, comandando também o programa Metro Black da Rádio Metropolitana FM de São Paulo junto com a radialista Marcela Rocha.