Terrence Malick

Terrence Frederick Malick (Ottawa, 30 de novembro de 1943) é um diretor, roteirista e produtor de cinema norte-americano. Formado em filosofia pela Universidade de Harvard, dirigiu onze filmes ao longo de sua carreira de seis décadas e foi aclamado pelos temas filosóficos e pela beleza da fotografia de seus filmes.

Malick começou sua carreira como diretor em 1973 com o filme Badlands, que conta a história um jovem casal cometendo diversos crimes na Região Centro-Oeste dos Estados Unidos durante a década de 1950. Seu segundo filme foi Days of Heaven de 1978, seguindo um trabalhador pobre no início do século XX que vai para o Panhandle do Texas procurando emprego e acaba se envolvendo em um triângulo amoroso. Ambos os filmes foram considerados como dois dos melhores produzidos na década de 1970, com Malick vencendo o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes por Days of Heaven.

O diretor entrou em um hiato de vinte anos após completar Days of Heaven, finalmente voltando para o cinema em 1998 com The Thin Red Line sobre a Batalha de Guadalcanal durante a Segunda Guerra Mundial. O filme foi indicado a sete Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado, vencendo também o Urso de Ouro no Festival de Berlim. Seu filme seguinte foi The New World de 2005, um romance histórico sobre a fundação da colônia de Jamestown e principalmente da relação de Pocahontas com John Smith e John Rolfe. Apesar de críticas inicialmente mistas em seu lançamento, este último filme posteriormente foi reavaliado e considerado um dos melhores da década.

Seu quinto filme foi The Tree of Life de 2011, um obra semi-experimental sobre a criação e fim do universo relacionada ao drama de uma família do Texas na década de 1950. Apesar de críticas iniciais polarizadas, posteriormente o filme foi aclamado por críticos e acadêmicos como uma obra prima, e passsou a ser constantemente listado como um dos melhores do início do século XXI. The Tree of Life venceu a Palma de Ouro em Cannes e foi indicado aos Oscars de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Fotografia.

Nos anos seguintes Malick desagradou tanto o público quanto os críticos especializados por produções como To the Wonder (2012), Knight of Cups (2015) e Song to Song (2017). Contudo, seu último longa, A Hidden Life recebeu aclamação da crítica após estrear no Festival de Cinema de Cannes em 2019.

Atualmente Mallick está dirigindo The Way of the Wind, um longa épico que reconta e narra vários episódios da história da vida de Jesus Cristo.