Snoop Dogg

Calvin Cordozar Broadus, Jr. (Long Beach, 20 de outubro de 1971), mais conhecido pelo seu nome artístico Snoop Dogg (anteriormente Snoop Doggy Dogg), é um rapper, compositor, produtor musical e ator estadunidense. Enraizado no hip-hop da Costa Oeste, ele é amplamente considerado um dos maiores e mais influentes rappers de todos os tempos. Conhecido por suas letras arrastadas e características—que frequentemente usam rimas melódicas, repetições, jogo de palavras, frases lacônicas, síncopes e aliterações—sua música frequentemente aborda o estilo de vida e a cultura da Costa Oeste e questões sociais como violência armada e estabilidade para os jovens.

Sua fama inicial remonta a 1992, após fazer uma participação especial no single de estreia de Dr. Dre, "Deep Cover", e posteriormente no álbum de estreia de Dre, The Chronic, no mesmo ano. Desde então, Snoop Dogg já vendeu mais de 23 milhões de álbuns nos Estados Unidos, e 35 milhões de álbuns mundialmente. Seus conquistas incluem um American Music Award, um Primetime Emmy Award e 17 indicações ao Grammy Awards.

Inteiramente produzido por Dr. Dre, o álbum de estreia de Snoop Dogg, Doggystyle (1993), foi lançado através da Death Row Records e estreou no topo da Billboard 200. Vendendo 806.000 cópias em sua primeira semana, o álbum recebeu o certificado de platina quádrupla da Recording Industry Association of America (RIAA) e produziu os sucessos "What's My Name?" e "Gin and Juice", que alcançaram o top dez da Billboard Hot 100. Ele foi o principal intérprete da trilha sonora do curta-metragem Murder Was the Case (1994), onde Snoop Dogg fez sua estreia como ator. Ele desde então apareceu em outros filmes e mídias populares. Seu segundo álbum, Tha Doggfather (1996), estreou no top da tabela de álbuns estadunidense e adquiriu o certificado de platina dupla da RIAA.

Em 1998, ele saiu da Death Row e assinou com a No Limit Records de Master P, através da qual ele viu um sucesso contínuo com seus álbuns Da Game Is to Be Sold, Not to Be Told (1998), No Limit Top Dogg (1999) e Tha Last Meal (2000). Ele então assinou com a Priority, Capitol e EMI Records para lançar seu sexto álbum, Paid tha Cost to Be da Boss (2002), que obteve bom desempenho comercial. Isso efetivamente continuou após ele assinar com a Geffen Records para lançar seus próximos três álbuns: R&G (Rhythm & Gangsta): The Masterpiece (2004), Tha Blue Carpet Treatment (2006) e Ego Trippin' (2008); o primeiro produziu o grande sucesso "Drop It Like It's Hot" (colaboração com Pharrell Williams), que se tornou sua primeira canção a liderar a Billboard Hot 100. Ele então retornou à Priority e à Capitol—após sua contratação como presidente da antiga gravadora—para lançar seus décimo e décimo primeiro álbuns, Malice 'n Wonderland (2009) e Doggumentary (2011), ambos com resposta crítica e comercial moderada.

Em 2012, após uma viagem à Jamaica, Snoop Dogg se converteu ao Rastafari e adotou o pseudônimo Snoop Lion, sob o qual lançou um álbum de reggae, Reincarnated (2013), e um documentário homônimo sobre sua experiência jamaicana. Seu décimo terceiro álbum de estúdio, Bush (2015), foi produzido inteiramente por Pharrell, colaborador frequente. Seu décimo quarto álbum de estúdio, Coolaid, foi lançado em 2016. Em 2018, Snoop Dogg se tornou um "cristão renascido" e lançou seu primeiro álbum gospel, Bible of Love, em março daquele ano. Também naquele ano, Snoop Dogg foi premiado com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Em 2022, ele adquiriu a Death Row Records do MNRK Music Group (anteriormente conhecido como eOne Music) e lançou seu décimo nono álbum de estúdio, BODR (2022)—precedido pelos lançamentos independentes I Wanna Thank Me (2019) e From tha Streets 2 tha Suites (2021). Em 13 de dezembro de 2024, ele lançou seu vigésimo álbum de estúdio, Missionary, que tornou-se seu álbum de maior sucesso nas paradas desde 2015, chegando ao top 20 da Billboard 200.