Sean Combs

Sean John Combs (Nova Iorque, 4 de novembro de 1969), conhecido profissionalmente como Diddy (anteriormente Puff Daddy e P. Diddy) é um ex-rapper, compositor, produtor musical e empresário estadunidense. Natural de Harlem, Combs trabalhou como diretor de talentos na Uptown Records antes de fundar a sua própria editora, a Bad Boy Records, em 1993. É reconhecido pela descoberta e desenvolvimento de artistas musicais como The Notorious B.I.G., Mary J. Blige e Usher, entre outros.

O álbum de estreia de Combs, No Way Out (1997), atingiu o topo da Billboard 200 e vendeu mais de sete milhões de cópias nos Estados Unidos. Dois dos seus singles, "Can't Nobody Hold Me Down" e "I'll Be Missing You", chegaram ao topo da Billboard Hot 100 — esta última foi a primeira canção de hip-hop a estrear no topo da tabela. Com a sua participação especial em "Mo Money Mo Problems", Combs tornou-se o primeiro artista a solo a substituir-se no topo da tabela. Os seus segundo e terceiro álbuns, Forever (1999) e The Saga Continues... (2001), alcançaram o segundo lugar na parada estadunidense. Os singles colaborativos "Bump, Bump, Bump" (2002) e "Shake Ya Tailfeather" (2003) fizeram dele o primeiro rapper com cinco singles número um nos Estados Unidos. Após o lançamento do seu quarto álbum, Press Play (2006), que atingiu o topo das paradas, Combs formou o trio musical Diddy – Dirty Money com as cantoras Kalenna Harper e Dawn Richard para lançar o álbum colaborativo Last Train to Paris (2010). Ele lançou o seu quinto álbum, The Love Album: Off the Grid, de forma independente em 2023.

Um dos artistas musicais mais ricos do mundo, Combs liderou a lista anual da Forbes dos mais ricos do hip-hop em 2014 e 2017. Os seus prêmios incluem três Grammy Awards, três BET Awards e dois MTV Video Music Awards. Trabalhou também como produtor para outros meios, incluindo o reality show Making the Band, e protagonizou os filmes Made, Monster's Ball (ambos de 2001) e Get Him to the Greek (2010). Combs lançou a varejista de roupas Sean John em 1998, pela qual ganhou o prêmio de Designer de Moda Masculina do Ano pelo Conselho de Designers de Moda da América em 2004, tendo sido indicado anteriormente em 2000. Ele atuou como embaixador da marca de bebidas alcoólicas Cîroc de 2007 a 2023 e co-fundou a rede de televisão digital Revolt em 2013. Em 2008, Combs se tornou o primeiro rapper masculino a receber uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.

No final de 2023, Combs resolveu um processo de grande repercussão por agressão e abuso sexual movido por sua ex-parceira Cassie Ventura. Numerosos processos relacionados a má conduta sexual foram movidos nos meses seguintes, com várias vítimas alegando agressão e abuso sexual por parte de Combs entre 1991 e 2009. Em março de 2024, várias propriedades de Combs foram alvo de buscas e apreensões pelo Departamento de Segurança Interna, e em setembro daquele ano ele foi acusado de tráfico sexual, transporte para fins de prostituição e extorsão. Ele se declarou inocente e teve a fiança negada três vezes. Seu julgamento começou em 5 de maio de 2025; em 2 de julho, ele foi considerado culpado de transporte para fins de prostituição, mas inocente das acusações de extorsão e tráfico sexual. Ele está detido na Instituição Correcional Federal de Fort Dix. Em 3 de outubro de 2025, Combs foi sentenciado a 50 meses de prisão, com crédito de 12 meses já cumpridos.