Robert Z. Leonard

Robert Zigler Leonard, mais conhecido como Robert Z. Leonard, ou mesmo Robert Leonard (nascido em 7 de outubro de 1889 em Chicago - EUA, falecido em 27 de agosto de 1968, em Beverly Hills - EUA) foi um diretor de cinema americano. Também atuou como produtor e até como ator.

Dirigiu um número elevado de filmes—cerca de 160 --, mas isto não era estranho nos primeiros tempos de Hollywood, quando um filme (principalmente comédias) era feito em semanas.

Ele foi indicado para o Oscar de Melhor Diretor por A Divorciada e Ziegfeld - O criador de estrelas. Ambos também foram indicados para o Oscar de Melhor Filme, mas apenas o segundo venceu. Conhecido pelo seu apelido Pop, Leonardo foi escalado de última hora pela MGM como um diretor confiável que poderia levar a nova obra da companhia Orgulho e Preconceito (1940), estrelada por Greer Garson e Laurence Olivier, às telonas. Um dos títulos mais incomuns na sua filmografia é o film noir de suspense The Bribe, com seus cenários de baixa qualidade, seus personagens instáveis e sua atmosfera com teor sensual.

Robert Leonard morreu devido a um aneurisma em 1968 em Beverly Hills, California, e foi enterrado no Forest Lawn Memorial Park, em Glendale, Los Angeles, perto de sua esposa Gertrude Olmstead.

Por suas contribuições à indústria cinematográfica, Robert Leonard recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, no número 6368 do Hollywood Boulevard em 8 de fevereiro de 1960.