Richard Milhous Nixon (Yorba Linda, 9 de janeiro de 1913 – Nova Iorque, 22 de abril de 1994) foi um advogado e político norte-americano que serviu como o 37.º presidente dos Estados Unidos, de 1969 até 1974, quando se tornou o primeiro e único presidente a renunciar ao cargo. Antes disso, tinha sido membro da Câmara dos Representantes e senador pelo estado da Califórnia, além de ter servido como 36.º vice-presidente dos Estados Unidos entre 1953 e 1961, no governo de Dwight D. Eisenhower.
Nixon estudou no Colégio Whittier e na Universidade Duke, onde se formou em direito em 1937. Após sua formação, retornou à Califórnia para exercer a advocacia. Casou-se com Pat Ryan em 1940 e, dois anos depois, mudou-se com a família para Washington, D.C., onde passou a trabalhar no governo federal. Durante a Segunda Guerra Mundial, serviu na Reserva da Marinha dos Estados Unidos. Após o conflito, foi eleito para a Câmara dos Representantes em 1946, e depois para o Senado em 1950. Sua atuação no caso envolvendo Alger Hiss o destacou como um importante anticomunista e consolidou sua imagem pública. Nixon foi escolhido como o companheiro de chapa de Eisenhower na eleição presidencial de 1952, sendo eleito e servindo como vice-presidente por oito anos. Candidatou-se à presidência na eleição de 1960, mas perdeu a disputa para John F. Kennedy. Em 1962, concorreu a governador da Califórnia e perdeu outra vez, agora para Pat Brown. No entanto, se recuperou e foi eleito presidente em 1968, derrotando Hubert Humphrey.
Durante sua presidência, Nixon pôs fim ao envolvimento dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã, em 1973, e conseguiu trazer seus prisioneiros de guerra de volta para casa, também sendo capaz de acabar com a convocação militar. Sua histórica visita à China em 1972 abriu as relações diplomáticas entre os dois países, e no mesmo ano ele assinou o Tratado sobre Mísseis Antibalísticos com a União Soviética. Seu governo também foi marcado pela transferência de poder do governo federal para os estados, pela imposição de controles econômicos sobre salários e preços, pela desagregação das escolas sulistas e pela criação da Agência de Proteção Ambiental. Nixon também presidiu a aterrissagem da Apollo 11 na Lua, que marcou o fim da corrida espacial. Em 1972, foi reeleito presidente com uma das maiores vitórias da história das eleições presidenciais norte-americanas.
Porém, o ano de 1973 foi marcado pela crise do petróleo, que provocou o aumento no preço da gasolina nos nos Estados Unidos, enquanto as revelações sobre o escândalo político do Caso Watergate escalonaram. As investigações sobre o escândalo e as acusações de corrupção minaram o apoio político de Nixon, que, em 9 de agosto de 1974, tornou-se o primeiro presidente dos Estados Unidos a renunciar, antes de um processo de impeachment e remoção do cargo quase certos. Seu sucessor na presidência, Gerald Ford, concedeu-lhe um perdão em setembro daquele ano. Após deixar a presidência, Nixon escreveu vários livros e realizou diversas viagens internacionais, o que ajudou a melhorar sua imagem pública. Ele sofreu um acidente vascular cerebral em 18 de abril de 1994, morrendo quatro dias depois, aos 81 anos. Historiadores reconhecem suas realizações internas e externas como congressista e presidente, mas afirmaram que o Caso Watergate deixou uma marca negativa permanente em seu legado.