Milton Hatoum

Milton Assi Hatoum (Manaus, 19 de agosto de 1952), é um escritor, tradutor e professor brasileiro. Hatoum é considerado um dos grandes escritores vivos do Brasil.

Filho de um libanês com uma brasileira do Amazonas, ensinou literatura na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e foi professor visitante nas Universidade da Califórnia, em Berkeley, e Sorbonne, em Paris. Escreveu seis romances: Relato de um Certo Oriente (1989), Dois Irmãos (2000), Cinzas do Norte (2005) (esse ultimo vencedor do Prêmio Portugal Telecom de Literatura e todos os três primeiros ganhadores do Prêmio Jabuti de melhor romance), Órfãos do Eldorado, e dois volumes da trilogia O lugar mais sombrio: A Noite da Espera (2017), Pontos de Fuga (2019). Seus livros já venderam mais de 400 mil exemplares no Brasil e foram traduzidos em dezessete países, como a Itália, os Estados Unidos, a França e a Espanha.

Em 2018 recebeu o Prêmio Roger Callois (Maison de l´Amerique Latine/ PEN Club-França). Em 2023, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Amazonas.

Hatoum costuma em suas obras falar de dramas familiares com alcance histórico e político.