Michael Cacoyannis

Michael Cacoyannis, nascido Μιχάλης Κακογιάννης, translit. Mikhales Kakoyiannes, (Limassol, 11 de junho de 1922 — Atenas, 25 de julho de 2011) foi um premiado cineasta cipriota grego.

Ainda jovem, Cacoyannis foi mandado pela família a Inglaterra para estudar Direito, todavia acabou numa escola de teatro para mais tarde começar a trabalhar em produções cinematrográficas, estreando como ator em 1947. Em 1952 mudou-se para Atenas, onde produzirá seus principais filmes, entre as décadas de 1950 e 1970.

Em 1962, seu filme Elektra, baseado na tragédia de Eurípides, foi indicado para o Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira. Pouco depois, em 1964, Cacoyannis tornou-se mundialmente conhecido, por Zorba, o Grego, uma adaptação para o cinema do romance do escritor grego Nikos Kazantzakis. O filme obteve os Oscars de Melhor Roteiro Adaptado e de Melhor Filme. Também por Zorba, Cacoyannis recebeu o Oscar de Melhor Diretor. Posteriormente, um outro filme do realizador - Iphigenia (1977), baseado no mito grego de Ifigênia, filha de Agamemnon e Clitemnestra - também foi indicado para o Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira.

Morreu em Atenas, em 25 de julho de 2011, aos 89 anos.