Mariah Carey

Mariah Carey (Huntington, 27 de março de 1970) é uma cantora, compositora, produtora musical e atriz estadunidense. Reconhecida por seu alcance vocal de cinco oitavas, estilo de canto melismático e uso exclusivo do registro de apito, ela é referida como "Pássaro Supremo" e "Rainha do Natal". Ao longo de sua carreira, Carey tem sido considerada uma das maiores e mais influentes vocalistas da história da música gravada. Ela é creditada por ter influenciado a construção vocal de diversos artistas de diversos gêneros musicais e como uma das primeiras artistas a popularizar o hip hop e a pratica dos remixes na música popular.

Sob a orientação de seu ex-marido, o executivo Tommy Mottola, Carey alcançou fama no início da década de 1990, após assinar com a Sony Music e liberar seu álbum de estreia homônimo, que liderou a Billboard 200 por onze semanas consecutivas. O trabalho fez dela o único artista na história a ter suas cinco primeiras músicas de trabalho a alcançar o primeiro lugar na Billboard Hot 100, de "Vision of Love" a "Emotions". A popularidade da artista seguiu crescente com seus discos subsequentes Emotions (1991), Music Box (1993) e Merry Christmas (1994), sendo que esse último sagrou-se como o disco natalino mais comprado de todos os tempos. Além de produzirem vários outros sucessos número um, incluindo "Dreamlover", "Hero", "Without You" e "All I Want for Christmas Is You". Com Daydream (1995), Carey fez história quando o segundo single, "One Sweet Day", um dueto com Boyz II Men, marcou dezesseis semanas consecutivas no primeiro posto da Billboard Hot 100, um recorde mantido por 23 anos. Depois separar-se de Mottola, ela adotou uma nova imagem e incorporou mais elementos do hip hop em suas obras, o que ficou evidente com o lançamento de Butterfly (1997) e Rainbow (1999).

Após onze anos consecutivos obtendo singles número um nos EUA, ela deixou a Sony em 2000 e assinou um contrato de gravação por um valor de 100 milhões de dólares com a Virgin Records. No entanto, após ter um colapso físico e emocional altamente divulgado, bem como o fracasso crítico e comercial de seu filme Glitter (2001) e sua trilha sonora correspondente, a Virgin rescindiu seu contrato por 50 milhões e ela assinou com a Island no ano seguinte. Após um período relativamente mal sucedido, seus álbuns seguintes The Emancipation of Mimi (2005) e E=MC² (2008) a trouxe de volta ao topo das paradas e emplacaram as canções "We Belong Together", "Don't Forget About Us" e "Touch My Body" na liderança da Billboard Hot 100. Entretanto, desde Memoirs of an Imperfect Angel (2009), ela voltou a experimentar sucesso relativo com seus lançamentos.

Seu trabalho rendeu-lhe três entradas no Livro dos Recordes, cinco Grammy Awards, 21 American Music Awards, 21 World Music Awards, e vários outros, além dos títulos de "Ícone da Indústria" e "Artista dos Anos 1990" e 19 singles em primeiro lugar nos Estados Unidos — mais do que qualquer outra artista feminina da era da Billboard Hot 100. Carey tornou-se a primeira artista a estrear três músicas na posição máxima dessa tabela, a maior quantidade entre qualquer outro músico. De acordo com a Recording Industry Association of America (RIAA), ela é a mulher que mais recebeu certificados nos Estados Unidos, com base em suas 68,5 milhões de unidades contabilizadas. A nível mundial ela distribuiu 200 milhões de gravações, o que a torna uma recordista em vendas. O canal VH1 posicionou-a em segundo lugar na lista das 100 maiores mulheres da música, enquanto revista musical Rolling Stone a reconheceu como um dos 100 maiores vocalistas de todos os tempos. Em 2019, a revista Billboard a nomeou o quinto músico de todos os tempos com melhor desempenho em suas tabelas.