Maria Vieira

Maria João Ferreira Saldanha (Portugal, 2 de março de 1957), mais conhecida como Maria Vieira, é uma ex-atriz e política portuguesa. Do início da década de 1980 ao fim da década de 2010, participou em dezenas de projetos na televisão, no teatro e no cinema.

A partir da segunda metade da década de 2010, Maria Vieira passou a ser alvo frequente de foco mediático devido ao conteúdo polémico das suas publicações online - nomeadamente no Facebook (cujas diretrizes violou pelo menos três dezenas de vezes, tendo tido pelo menos já três contas naquela plataforma) -, tendo essa sua faceta eclipsado o mediatismo dos seus trabalhos enquanto atriz. Nos seus textos e partilhas online, Maria Vieira vale-se muito frequentemente de discurso de ódio, de teorias da conspiração e de fake news, ao mesmo tempo que glorifica narrativas relacionadas com a alt-right e a ditadura do Estado Novo.

Em 2020, tornou-se mandatária de André Ventura, candidato do Chega nas eleições presidenciais de 2021, e em 2021 foi eleita deputada da Assembleia Municipal de Cascais, pelo mesmo partido.

Descreve-se no seu perfil da rede social X como "Atriz, Autora e Deputada municipal", assim como "ativista".

Anunciou a sua retirada da vida artística em 2023, cinco anos depois de ter entrado na sua última produção.

É conhecida pelo apelido carinhoso de "Parrachita", pelo qual passou a ser apelidada vários anos antes de o seu trabalho como atriz passar a ter menos destaque que outras atividades.