Marcélia de Souza Cartaxo (Cajazeiras, 27 de outubro de 1962) é uma atriz e diretora brasileira que ganhou notoriedade no filme A Hora da Estrela, baseado no romance de Clarice Lispector. A atriz já foi laureada com várias premiações ao longo de sua carreira, incluindo dois prêmios Grande Otelo, três Prêmios Guarani, um Kikito do Festival de Gramado, quatro Troféus Candango do Festival de Brasília, assim como o Urso de Prata de melhor atriz no Festival de Berlim.
Marcélia já estrelou diversos filmes prestigiados pela crítica cinematográfica, entre eles A Hora da Estrela (1985), pelo qual se tornou a primeira atriz brasileira a vencer o Urso de Prata de melhor atriz no Festival de Cinema de Berlim, Fronteira das Almas (1987), O Céu de Suely (2006), A História da Eternidade (2015) e Big Jato (2016). Por sua interpretação de Laurita em Madame Satã (2002) ela venceu o Grande Otelo de melhor atriz. Em 2020, ela estrelou a aclamada comédia dramática Pacarrete, no papel da protagonista título, que lhe rendeu seu segundo Grande Otelo de melhor atriz e outras premiações importantes.
Ela fez sua estreia nos palcos no início dos anos 1980 na peça Beiço de Estrada com a qual viajou por todo o país, até chegar a São Paulo e ser convidada para trabalhos no cinema. Em 1990 estreou na televisão sendo convidada para integrar o elenco da novela Mico Preto. No mesmo ano, foi contratada pela Rede Manchete participando de produções como A História de Ana Raio e Zé Trovão e Amazônia. Destacou-se em 2016 na novela Velho Chico na TV Globo.