Maeve Jinkings

Maeve Jinkings Melo Silva (Brasília, 4 de agosto de 1976) é uma atriz brasileira de cinema e televisão. Consagrada por suas atuações em filmes independentes com temáticas sociais e existenciais profundas, Jinkings construiu uma carreira marcada pela versatilidade e pela escolha de papéis complexos que frequentemente exploram as nuances da condição feminina e as tensões sociais brasileiras. Ela recebeu aclamação da crítica e diversos prêmios, incluindo dois Prêmios Guarani e dois Candangos de Melhor Atriz no Festival de Brasília, além de indicações para o Grande Otelo.

Jinkings iniciou sua formação artística no Centro de Pesquisa Teatral (CPT), dirigido por Antunes Filho, em 2002, e posteriormente graduou-se na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD-USP) em 2004 (turma 56). Sua estreia profissional no teatro ocorreu em 2003 com a peça A Frente Fria Que a Chuva Traz, da companhia Cemitério de Automóveis de Mário Bortolotto. No cinema, após participações em curtas como Dias (2001), destacou-se no longa Falsa Loura (2007). Contudo, foi com O Som ao Redor (2012), de Kleber Mendonça Filho, que alcançou reconhecimento nacional e internacional, firmando-se como um nome proeminente no cinema independente brasileiro.

Sua trajetória é marcada por papéis em filmes aclamados como Amor, Plástico e Barulho (2013), pelo qual ganhou o Candango de Melhor Atriz, Boi Neon (2015), Aquarius (2016), Açúcar (2017), Carvão (2022) e Pedágio (2023), este último rendendo-lhe o prêmio de Melhor Atriz no Festival do Rio. Na televisão, ganhou notoriedade por suas atuações em A Regra do Jogo (2015), como a sofrida Domingas, e em produções como Onde Nascem os Fortes (2018), A Dona do Pedaço (2019), Os Outros (2023) e DNA do Crime (2023).