Lawrence Wahba

Lawrence Wahba (São Paulo, 31 de Dezembro de 1968) é um cineasta, documentarista, apresentador, cinegrafista subaquático, escritor e mergulhador brasileiro. É bacharel em cinema pela FAAP e também um dos pioneiros na captura de imanges subaquáticas, tendo sido o primeiro brasileiro a filmar um Grande Tubarão Branco. além de ter registrado mais de sessenta outras espécies de tubarão em cinco continentes. Sua experiência com imagens subaquáticas pelo mundo levou Wahba a expandir sua atuação para fora da água e assim o cineasta passou a registrar imagens da vida selvagem em todo e qualquer bioma, se tornando um dos cinegrafistas de natureza e vida selvagem mais reconhecidos do país.

Com vinte e oito anos de carreira, Lawrence Wahba já produziu mais de 17 documentários, 80 episódios para séries documentais e mais de 600 matérias de TV. Todo esse material já foi exibido em mais de 160 países transmitidos por emissoras como Rede Globo, Record, Nat Geo, Discovery Channel, BBC, Smithsonian, entre outras. Em 2017 seu primeiro longa metragem Todas as Manhãs do Mundo estreou nos cinemas.

O reconhecimento internacional de seu trabalho trouxe prêmios importantes como o Emmy de Notícias e Documentários de Cinematografia pela Direção de Fotografia em América Indomável (2013) , a Palma de Bronze no Festival de Antibes (França) pelo trabalho em A Ilha dos Golfinhos (2003) e o Grande Prêmio Documentário Vida Animal no Amazonas Film Festival pelo documentário Shark Rebellion (2006) . O cineasta também recebeu indicações aos prêmios APCA e ABC.

Lawrene Wahba é o brasileiro que produziu mais documentários para a National Geographic e nesse canal é apresentador de dois programas; Reino Animal: Diários de Lawrence Wahba e Todas as Manhãs do Mundo.