
Kleber de Mendonça Vasconcellos Filho (Recife, 22 de novembro de 1968) é um diretor, produtor, roteirista, crítico de cinema e programador de cinema brasileiro. Com uma carreira marcada por aclamação crítica nacional e internacional, seus filmes frequentemente exploram as tensões sociais, urbanas e históricas do Brasil, com foco particular em sua cidade natal, Recife.
Os seus filmes O Som ao Redor, Aquarius e Retratos Fantasmas foram incluídos na respeitada lista dos melhores do ano do jornal norte-americano The New York Times. Seu terceiro longa-metragem de ficção, Bacurau, codirigido por Juliano Dornelles, conquistou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2019. Em 2025, Mendonça Filho venceu o Prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cannes de 2025 por seu filme O Agente Secreto, película pela qual o ator Wagner Moura também foi laureado com o prêmio de Melhor Ator.
O realizador foi citado pelo jornal britânico Financial Times, em publicação de 2013, como um dos "25 brasileiros que merecem atenção de todo o mundo". Mendonça Filho é reconhecido por seu estilo autoral, que mescla observação social aguda com elementos de gênero, e por sua contribuição para a projeção internacional do cinema brasileiro contemporâneo.