Kathy Bates

Kathleen Doyle "Kathy" Bates (Memphis, 28 de junho de 1948) é uma atriz e cineasta norte-americana. Ela já recebeu vários prêmios, incluindo um Oscar, dois Prêmios Emmy e dois Globos de Ouro.

Nascida em Memphis, Tennessee, Bates estudou teatro na Universidade Metodista Meridional antes de se mudar para a cidade de Nova York para seguir a carreira de atriz. Ela conseguiu papéis menores no teatro antes de ser escalada para seu primeiro papel no cinema em Procura Insaciável (1971). Ela ganhou uma indicação ao Tony Award de Melhor Atriz Principal em Peça em 1983 por sua atuação em Night, Mother, e ganhou um Obie Award em 1988 por seu desempenho em Frankie and Johnny in the Clair de Lune.

O seu papel como Annie Wilkes no thriller Louca Obsessão (1990) levou-a ao estrelato em Hollywood, fazendo Bates ganhar o Oscar de melhor atriz. Nos anos seguintes, ela atuou como protagonista em Eclipse Total (1995), O Rei da Água (1998), e em papéis coadjuvantes nos filmes Tomates Verdes Fritos (1991) e Titanic (1997). Este último, no qual ela interpretou Molly Brown, se tornou o filme de maior bilheteria até então. Bates recebeu indicações subsequentes do Oscar na categoria melhor atriz coadjuvante por seu trabalho em Segredos do Poder (1998), As Confissões de Schmidt (2002) e O Caso Richard Jewell (2019).

O trabalho de Bates na televisão resultou em 14 indicações ao Emmy, incluindo duas por seu papel principal na série da NBC, A Lei de Harry (2011-12). Ela ganhou o Emmy de melhor atriz convidada numa série de comédia por sua participação na nona temporada de Dois Homens e Meio (2012) e o prêmio de melhor atriz coadjuvante em minissérie ou telefilme por sua interpretação de Delphine LaLaurie na terceira temporada de American Horror Story (2013). Ela também recebeu elogios por sua interpretação da Srta. Hannigan na adaptação para a TV do musical Annie em 1999. Como diretora Bates dirigiu vários episódios da série A Sete Palmos (2001-03) e o telefilme Ambulance Girl (2005).