Kate Winslet

Kate Elizabeth Winslet, CBE (Reading, 5 de outubro de 1975) é uma atriz britânica, vencedora de um Oscar, dois Emmy, cinco Globos de Ouro, quatro SAG Awards, quatro BAFTA e um Grammy. Ela é a atriz mais jovem a receber seis indicações ao Oscar antes dos 31 anos de idade, com sete indicações no total, e é uma das poucas atrizes a ganhar três dos quatro principais prêmios do entretenimento americano (EGOT). Além disso, ela ganhou um prêmio honorário César em 2012.

Nascida em Reading, Winslet estudou teatro na Redroofs Theatre School. Sua primeira aparição na televisão foi aos 15 anos, na série britânica Dark Season (1991). Ela estreou no cinema interpretando uma adolescente assassina em Almas Gêmeas (1994) e recebeu seu primeiro BAFTA Award por interpretar Marianne Dashwood em Razão e Sensibilidade (1995). Ela atingiu o estrelato internacional com o romance épico Titanic de James Cameron, um dos filmes de maior bilheteria de todos os tempos. Após Titanic, evitou papéis em blockbuster em favor de filmes com menor apelo popular, mas aclamados pela crítica, como em Contos Proibidos (2000) e Iris (2001).

O romance de ficção científica Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004), deu a Winslet sua quarta indicação ao Oscar e provou ser um ponto de virada em sua carreira, ela ganhou mais reconhecimento por suas performances em Em Busca da Terra do Nunca (2004), Pecados Íntimos (2006) e Foi Apenas um Sonho (2008). Por seu papel em O Leitor (2008) Winslet ganhou os prêmios Oscar, BAFTA, Globo de Ouro, e o SAG Award.

Nos anos 2010, Winslet interpretou uma mãe solteira na minissérie Mildred Pierce (2011), papel que lhe rendeu um Emmy e integrou o elenco da trilogia Divergente: Divergente (2014) e A Série Divergente: Insurgente. Por sua performance como Joanna Hoffman na cinebiografia Steve Jobs (2015), ela ganhou o seu terceiro BAFTA Award.

Por sua narração no audiobook Listen to the Storyteller (1999), Winslet ganhou um Grammy. Ela gravou a música What If para a trilha sonora do filme Um Conto de Natal (2001). Co-fundadora da instituição de caridade Golden Hat Foundation, que visa criar conscientização sobre o autismo, ela escreveu um livro sobre o tema, The Golden Hat: Talking Back to Autism (2010). A revista Time a nomeou uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2009 e, em 2012, foi nomeada Comendadora da Ordem do Império Britânico (CBE). Divorciada dos cineastas Jim Threapleton e Sam Mendes, Winslet é casada com o empresário Edward Abel Smith desde 2012. Ela tem um filho de cada casamento.