Julian Bailey

Julian Bailey (Woolwich, Inglaterra, a 9 de Outubro de 1961) é um ex-automobilista de Fórmula 1 britânico nascido na Inglaterra. Ele correu pelas equipes Tyrrell e Lotus.

Estreou na Fórmula 1 em 1988 ao lado do compatriota Jonathan Palmer na equipe Tyrrell. O estreante piloto inglês teve muitas dificuldades para classificar o carro no grid de largada. Ele conseguiu alinhar em 6 oportunidades e apenas 4 conseguiu terminar as corridas.

Com dificuldades financeiras para continuar na categoria, Bailey não esteve em 1989. Ele tentou o Mundial de Sport-Protótipos na equipe oficial da Nissan ao lado do prometido e compatriota Mark Blundell. No final de 1990, depois de uma boa temporada nos Sport-Protótipos, Julian resolve retornar à Fórmula 1 ao juntar dinheiro suficiente para correr em 1991 na Lotus, que esteve prestes de fechar as portas.

Ele divide os boxes com um jovem promissor campeão da Fórmula 3 Inglesa do ano anterior, o finlandês Mika Hakkinen. Na sua nova equipe, ele não conseguiu vaga nos Grande Prêmios: Estados Unidos e no Brasil; apenas em San Marino ele conseguiu se alinhar. Na prova, Bailey se aproveita dos erros e problemas do pelotão dianteiro e do meio e vai ganhando várias posições. Faltando três voltas para o final, o belga Eric Van de Poele da Lambo abandona a prova por problemas da bomba de combustível. Com isso, o piloto inglês ganha a posição e termina em 6º lugar marcando 1 ponto. Mas depois, voltou o normal: depois de falhar mais uma classificação, em Mônaco, a Lotus decidiu dispensar o seus serviços e contratar o compatriota Johnny Herbert.

Sem equipe, Julian Bailey encerra a sua rápida passagem na Fórmula 1.