José Soares

José António do Vale Soares foi um pintor português (Lourenço Marques, actual Maputo, Moçambique, 25 de Julho de 1927 - Porto em 20 de Maio de 1996).

Viveu na Cidade da Beira [1] e, mais tarde, ainda jovem, instalou-se em Lourenço Marques onde trabalhou na Câmara Municipal e levou a cabo as suas primeiras exposições de pintura que o revelaram como um artista promissor..

Veio para a metrópole, pela primeira vez, em 1951, imediatamente após o seu casamento com Maria Cristina, filha do escultor Alberto Morais do Valle, a fim de estudar na Escola de Belas Artes do Porto onde se destaca, entre outros seus professores, o aguarelista por excelência da cidade do Porto, António Cruz [2] e, entre os colegas, outro moçambicano, o pintor Ângelo de Sousa.

Nos primeiros anos da sua estadia na cidade do Porto,conciliou a frequência em Belas Artes com a sua primeira incursão na publicidade tendo ingressado nos quadros da Agência Havas.

Mais tarde, passou a ser um destacado colaborador como criativo da Litografia Maia[3].

Na Litografia Maia ganharam especial relevo as suas criação de motivos para baralhos de cartas de jogo, os seus desenhos de inúmeras colecções de selos das ex-colónias portuguesas e diversas criações para as Missões Católicas Portuguesas [4].

Foi autor criativo da capa do livro de homenagem dos 70 anos de pintura do pintor Henrique Medina, Dívida de Portugal a Henrique Medina de Ramiro Guedes de Campos, editado em 1980 e pode ler-se na dedicatória autografada, Para o talentoso Pintor José Soares cujo gosto e requinte nas suas obras, atingem o mais belo sentido estético. Criou logótipos para diversas marcas, e foi o designer preferido de campanhas publicitárias para empresas. Foi ainda um dinâmico decorador de stands e lojas.

Mantendo-se afastado do meio artístico por sua própria vontade, continuou sempre a pintar. Muitas são as marcas de trabalhos seus um pouco por todo o país. A grande parte da sua obra como pintor pertence à colecção da família de Rodrigo dos Santos, actual proprietário da Litografia Maia.Igualmente os seus herdeiros, os seus dois filhos e nora Helena e o seu único neto Tomás Cunha e Silva, preservam o seu espólio pessoal.