John Harrison

John Harrison (3 de abril de 1693 — Londres, 24 de março de 1776) foi um carpinteiro e relojoeiro inglês autodidata que inventou o cronômetro marinho, um dispositivo há muito procurado para resolver o problema de cálculo da longitude no mar.

A solução de Harrison revolucionou a navegação e aumentou muito a segurança das viagens marítimas de longa distância. O problema que ele resolveu foi considerado tão importante após o desastre naval de Scilly em 1707 que o Parlamento britânico ofereceu recompensas financeiras de até £ 20 000 (equivalente a £ 3,17 milhões em 2020) sob a Lei da Longitude de 1714.

Em 1730, Harrison apresentou seu primeiro design e trabalhou por muitos anos em designs aprimorados, fazendo vários avanços na tecnologia de cronometragem, finalmente voltando-se para o que era chamado de relógios marítimos. Harrison ganhou o apoio do Longitude Board na construção e teste de seus projetos. Perto do fim de sua vida, ele recebeu reconhecimento e uma recompensa do Parlamento. Harrison ficou em 39º lugar na pesquisa pública da BBC de 2002 sobre os 100 maiores britânicos.