James Patrick Caviezel Jr. (Mount Vernon, 26 de setembro de 1968) é um ator estadunidense. Iniciou sua carreira em 1991, no filme My Own Private Idaho, o qual lhe rendeu o cartão Screen Actors Guild. Logo depois, em 1992, apareceu na série de televisão The Wonder Years. Alcançou algum sucesso como o Soldado Witt no filme The Thin Red Line (1998), um drama de guerra referente à Segunda Guerra Mundial. Nos anos de 2001 e 2002, Caviezel recebeu aclamação da crítica pelos seus papéis como
Catch em Angel Eyes e Edmond Dantès em The Count of Monte Cristo.
Ganhou notoriedade em 2004 ao interpretar Jesus no drama épico The Passion of the Christ, dirigido por Mel Gibson. Por sua atuação foi indicado ao Prêmio MTV Movie de Melhor Ator. Apesar do grande sucesso do filme, posteriormente Caviezel não conseguiu papéis de destaque em Hollywood, afirmando que o fato de interpretar Jesus arruinou sua carreira; todavia, o ator declara que não se arrepende, e que este trabalho foi uma experiência única em sua vida.
Em 2011, interpretou John Reese na série televisiva Person of Interest, até o seu término em 2016, sendo nomeado ao People's Choice Awards para o Ator Dramático de TV Favorito (2014) e Ator Favorito em Drama Policial da TV (2016). Seu outro sucesso foi no filme Escape Plan (2013), como Willard Hobbes. No ano de 2018, Caviezel atuou em mais um filme bíblico, onde interpretou Lucas em Paul, Apostle of Christ. Inicialmente foi confirmado que o ator voltaria a atuar como Jesus na sequência do filme The Passion of the Christ, The Passion of the Christ: Resurrection, como ponto central a Ressurreição de Jesus . Posteriormente, no entanto, o diretor Mel Gibson, em razão de conflitos de agenda e da necessidade de rejuvenescer digitalmente os atores, resolveu reescalar todo o elenco, escolhendo o ator finlandês Jaakko Ohtonen para interpretar de Jesus .