Howard Hawks

Howard Winchester Hawks (30 de maio de 1896 – 26 de dezembro de 1977) foi um diretor de cinema, produtor e roteirista americano da era clássica de Hollywood. Conhecido por sua versatilidade, Hawks explorou muitos gêneros, como comédias, dramas, thriller policial, ficção científica, noir, filmes de guerra e faroestes. Seus filmes mais populares incluem Scarface (1932), Bringing Up Baby (1938), Only Angels Have Wings (1939), His Girl Friday (1940), To Have and Have Not (1944), À Beira do Abismo (1946), Rio Vermelho (1948), The Thing from Another World (1951), Os Homens Preferem as Loiras (1953) e Rio Bravo (1959). Suas frequentes interpretações de personagens femininas fortes e de fala dura definiram a "mulher hawksiana".

Seu trabalho influenciou diretores como Martin Scorsese, Peter Bogdanovich, Robert Altman, John Carpenter, Clint Eastwood, Rainer Werner Fassbinder, Quentin Tarantino e Michael Mann. A Entertainment Weekly colocou Hawks em quarto lugar em sua lista dos maiores diretores, escrevendo: "Suas características são mais temáticas do que visuais: homens que aderem a um código discreto de masculinidade; mulheres que gostam de puxar o tapete debaixo dos pés desses homens; uma desconfiança da pompa; um amor pela sagacidade astuta e provocadora. No entanto, há a facilidade do cineasta completo em seus faroestes, dramas, musicais, filmes de detetive e comédias extremamente confiantes. Não é de se admirar que os franceses o adoraram: sua profundidade casual era a melhor propaganda do estúdio para si mesmo". Jean-Luc Godard o chamou de "o maior de todos os artistas americanos". O crítico Leonard Maltin o classificou de "o maior diretor americano que não é um nome familiar" enquanto Roger Ebert escreveu: "um dos maiores diretores americanos de filmes puros e um herói dos críticos de auteur porque ele encontrou seus próprios valores lacônicos em tantos tipos diferentes de material de gênero".