Elizabeth Taylor

Elizabeth Rosemond Taylor DBE (Londres, 27 de fevereiro de 1932 — Los Angeles, 23 de março de 2011) foi uma atriz anglo-americana. Começou sua carreira como atriz infantil no início dos anos 1940, tornando-se uma das estrelas mais populares do cinema clássico de Hollywood nas décadas de 1950 e 1960. Ela foi a primeira atriz a assinar um contrato milionário com uma produtora, para estrelar o filme "Cleópatra", em 1963.

Vencedora de dois Oscares de Melhor Atriz, um BAFTA e um Globo de Ouro, a carreira de Taylor no cinema começou a declinar no final da década de 1960, embora ela ainda tenho feito filmes relevantes nos anos 1970 e nos anos 1980, permanecendo uma figura pública muito popular pelo resto de sua vida.

Taylor também foi uma das primeiras celebridades a participar do ativismo da AIDS, liderando campanhas de prevenção e foi co-fundadora da Fundação Americana para a Pesquisa da AIDS, em 1985, e da Fundação AIDS Elizabeth Taylor, em 1991. Desde o início da década de 1990 até sua morte, ela dedicou seu tempo à filantropia. Em 1999, foi nomeada pelo Instituto Americano de Cinema a sétima maior lenda feminina do cinema.

Ao longo de sua carreira, a vida pessoal de Elizabeth Taylor foi alvo constante de atenção da mídia. Ela se casou oito vezes com sete homens, teve quatro filhos, converteu-se ao judaísmo, enfrentou problemas com alcoolismo e outras doenças graves e levou um estilo de vida luxuoso, incluindo a criação de uma das coleções particulares de joias mais caras do mundo. Após muitos anos de problemas de saúde, ela faleceu de insuficiência cardíaca congestiva em 2011, aos 79 anos.