David Banner

O Hulk é um personagem fictício que aparece nas histórias em quadrinhos estadunidenses publicadas pela Marvel Comics. Criado pelo escritor Stan Lee e pelo artista Jack Kirby, o personagem apareceu pela primeira vez na edição de estreia de The Incredible Hulk #1 (maio de 1962). Em suas aparições nos quadrinhos, o personagem, que sofre de transtorno dissociativo de identidade (TDI), é representado principalmente pelo alter ego Hulk, um bruto imenso, de pele verde e corpulento, possuidor de um grau ilimitado de força física, e pelo alter ego Dr. Robert Bruce Banner, um físico fisicamente fraco, socialmente retraído e emocionalmente reservado, ambos os quais normalmente se ressentem mutuamente. Lee afirmou que a criação do Hulk foi inspirada por uma combinação de Frankenstein e Dr. Jekyll e Mr. Hyde.

Após sua exposição acidental a raios gama ao salvar a vida de Rick Jones durante a detonação de uma bomba experimental, Banner se transforma fisicamente no Hulk quando submetido a estresse emocional, por vontade própria ou contra sua vontade. Essa transformação frequentemente leva a ataques destrutivos e conflitos que complicam a vida civil de Banner. O nível de força do Hulk geralmente é transmitido proporcionalmente ao seu nível de raiva. Comumente retratado como um selvagem furioso, o Hulk tem sido representado com outros alter egos, desde uma força destrutiva e irracional (Guerra) a um guerreiro brilhante (Destruidor de Mundos), um protetor que odeia a si mesmo (o Hulk Diabólico), um cientista genial por direito próprio (Doc Green) e um gangster (Joe Fixit).

Apesar do desejo de solidão de Hulk e Banner, o personagem tem um grande elenco de apoio. Isso inclui o interesse amoroso de Banner, Betty Ross, seu melhor amigo, Rick Jones, sua prima Mulher-Hulk e o terapeuta e aliado Doutor Samson. Além disso, o alter ego do Hulk tem muitos personagens coadjuvantes importantes, como seus cofundadores da equipe de super-heróis Vingadores, sua rainha Caiera, os companheiros guerreiros Korg e Miek, e os filhos Skaar e Hiro-Kala. No entanto, seu poder incontrolável o colocou em conflito com seus companheiros heróis e outros, como o General Thunderbolt Ross, pai de Betty. Apesar disso, ele se esforça ao máximo para fazer o que é certo enquanto luta contra vilões como o Líder, o Abominável, o Homem-Absorvente e muito mais.

Um dos personagens mais icônicos da cultura pop, o personagem apareceu em uma variedade de produtos, como roupas e itens colecionáveis ​​inspirados em estruturas do mundo real (como atrações de parques temáticos), e foi referenciado em diversas mídias. Banner e o Hulk foram adaptados para encarnações live-action, animação e videogame. O personagem foi interpretado pela primeira vez em live-action por Bill Bixby e Lou Ferrigno na série de televisão The Incredible Hulk, de 1977, e seus filmes subsequentes: The Incredible Hulk Returns (1988), The Trial of the Incredible Hulk (1989) e The Death of the Incredible Hulk (1990). No filme Hulk, de 2003, o personagem foi interpretado por Eric Bana. No Universo Cinematográfico Marvel (UCM), o personagem foi interpretado pela primeira vez por Edward Norton no filme The Incredible Hulk (2008) e, posteriormente, por Mark Ruffalo em aparições posteriores na franquia.