Daniel Day-Lewis

Sir Daniel Michael Blake Day-Lewis, Kt (Londres, 29 de abril de 1957) é um ex-ator britânico, com dupla nacionalidade (inglês e irlandês). Nascido e criado em Londres, filho de um poeta e de uma atriz, destacou-se no palco do National Youth Theatre, antes de ser aceito na Bristol Old Vic Theatre School, na qual estudou por três anos. Apesar de sua educação e formação tradicional no Bristol Old Vic, Daniel é conhecido por empregar a técnica de atuação conhecida como "O Método". Reservado, Daniel raramente dá entrevistas e faz poucas aparições públicas.

Daniel Day-Lewis alternou entre teatro e cinema no começo da década de 1980, quando entrou para a Royal Shakespeare Company. Interpretou Romeu em Romeu e Julieta e Fluta em Sonho de uma Noite de Verão, antes de aparecer no filme The Bounty de 1984. Seu primeiro papel aclamado pela crítica foi My Beautiful Laundrette (1985), ganhando um mais amplo reconhecimento público com A Room with a View (1985). Assumiu então seu papel de ator principal em A Insustentável Leveza do Ser (1988).

Aclamado como um dos atores mais talentosos de sua geração, Day-Lewis ganhou vários prêmios, incluindo três prêmios Óscar de Melhor Ator por suas atuações em My Left Foot (1989), There Will Be Blood (2007) e Lincoln (2012). Com o Óscar pela sua atuação em Lincoln, tornou-se o primeiro homem a conquistar três vezes o prêmio na categoria de melhor ator. Foi também indicado por Em Nome do Pai (1993), Gangs of New York (2002) e Phantom Thread (2017). Entre outros prêmios, ganhou também quatro BAFTA de Melhor Ator, três prêmios Screen Actors Guild e dois Globos de Ouro. Em 2012, a revista Time declarou Day-Lewis the "World's Greatest Actor." Por sua contribuição ao teatro, foi condecorado cavaleiro em 2014 pelo príncipe William no Palácio de Buckingham.