Catherine Belkhodja

Catherine Belkhodja (Paris, 15 de abril de 1955) é uma artista francesa pela sua mãe, argelina (Kabyle chaoui) por parte do seu pai. Em Argel, onde residia frente aos Correios Centrais, termina os estudos secundários, escreveu as primeiras novelas e começa a estudar teatro, música e belas-artes. Dá os seus primeiros passos no cinema e decide prosseguir em Paris os estudos de arquitetura, filosofia, urbanismo e etnologia do Magreb.

Licenciada em filosofia, ganha a vida em múltiplos empregos. Com o diploma de arquiteta no bolso, especializa-se em arquitetura bioclimática e torna-se urbanista na Préfecture de Paris. Prossegue a investigação em arquitetura solar na Bélgica, partindo para o Egito para estudar arquitetura da terra com Hassan Fathy, depois da obtenção de um DEA de Estética sob a direcção de Olivier Revault d'Allones, na Sorbonne. Publica os seus primeiros artigos nos jornais Le Sauvage e Sans Frontière e escreve o seu primeiro argumento.

Da televisão à arte conceptual, passando pela arquitetura, o jornalismo ou a filosofia, Catherine Belkodja tem uma actividade extensa e variada. Já presente no cinema sob a direcção de Claire Devers (Noir et Blanc) Guy Gilles (Nuit docile) Jean-Pierre Limosin (L'autre nuit) ou Benoît Peeters (Le compte-rendu), participa do Centenaire du Cinéma tornando-se a figura central de Silent Movie ( Chris Marker onde, segundo Bill Hoorigan, ela é "uma espécie de viajante no tempo cinematográfica, projetada no universo monocromático do cinema mudo para lhe furtar os segredos". Em Level Five encontra uma configuração singular: um filme que se sustem inteiramente sobre uma única interprete.