Carlos Kroeber

Carlos Henrique Kroeber, mais conhecido como Carlos Kroeber (Belo Horizonte, 20 de setembro de 1934 – Rio de Janeiro, 12 de junho de 1999), foi um ator brasileiro. Filho de imigrantes alemães, Kroeber foi um dos fundadores do Teatro Experimental, em Belo Horizonte. Seu primeiro trabalho na vida artística foi em 1968, no filme O Homem Que Comprou o Mundo, no qual interpretou um senador; nos dois anos posteriores, esteve nos longas A Navalha na Carne e É Simonal. Por outro lado, sua estreia na televisão só ocorreu em 1976, na telenovela Estúpido Cupido, da emissora Rede Globo, em que viveu Frei Damasceno.

Em 1971, no papel de Timóteo, destacou-se no filme A Casa Assassinada, conquistando os prêmios como Melhor Ator no Festival de Brasília, Festival de Cinema de Gramado e Troféu APCA. Seu desempenho ainda seria reconhecido seis anos mais tarde, quando viveu Gordo em Gordos e Magros, levando o Prêmio Especial do Júri de sua categoria, também no Festival de Brasília. Em 1990, finalizou seu papel nas telonas como Garcia em O Quinto Macaco. Na televisão, por sua vez, participou de diversos papéis em destaque na Rede Globo como nas telenovelas Baila Comigo, Roda de Fogo, Perigosas Peruas, Pátria Minha; nas minisséries Agosto e Abolição, este último como Dom Pedro II. Seu último trabalho como ator foi em Torre de Babel, quando interpretou Navarro.

Kroeber faleceu no Rio de Janeiro, em 12 de junho de 1999, aos 64 anos, vítima de insuficiência cardíaca e respiratória. O ator estava no Centro de Terapia Intensiva (CTI) durante dois meses e seu corpo foi velado na Zona Norte da cidade.