Björk

Björk Guðmundsdóttir (em islandês PRONÚNCIA; Reykjavík, 21 de novembro de 1965), conhecida simplesmente por Björk (PRONÚNCIA), é uma cantora, compositora, produtora musical e atriz islandesa. Ganhou fama na década de 1990, com seu álbum Debut (1993). Notável por sua voz distinta e personalidade excêntrica, Björk desenvolveu um estilo musical único, que vai de rock, jazz, música eletrônica, clássica e folclórica. Björk também tem uma forte relação com a cultura brasileira, desde uma música que fez em homenagem a Elis Regina, até parcerias musicais com artistas brasileiros como, Milton Nascimento. Ela é uma das pioneiras da música eletrônica e experimental. Com mais de 40 milhões de discos vendidos em todo o mundo, Björk é uma das artistas alternativas mais vendidas de todos os tempos.

Com seus trabalhos aclamados pela crítica, Björk já venceu o Polar Music Prize (conhecido como o "Prêmio Nobel da Música"), 5 BRIT Awards, e 4 MTV Video Music Awards. Além disso, ela foi indicada a 16 prêmios Grammy, 1 Oscar e 2 Globos de Ouro. Por sua atuação no filme, Dançando no Escuro (2000), ela ganhou o Prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes de 2000. Ela também foi condecorada pelo governo da Islândia com um Order of the Falcon.

Björk foi classificada na 36ª posição na lista das "As 100 Maiores Mulheres do Rock and Roll" do VH1. e 8ª posição na lista da MTV das "22 Melhores Vozes da Música". A Rolling Stone, a classificou em 64ª lugar em sua lista das "200 maiores cantoras de todos os tempos" e em 81ª lugar na lista de "maiores compositores de todos os tempos". Uma exposição dedicada a carreira de Björk foi realizada no Museu de Arte Moderna de Nova York em 2015.